terça-feira, 4 de junho de 2013

A Descoberta da Biblioteca de Alexandria

Uma equipe de arqueólogos egípcios e polacos descobriu a localização da antiga Biblioteca de Alexandria, desaparecida há quase 16 séculos, anunciou este sábado o Ministério do Turismo do Egito. A TSF falou com uma especialista no assunto.

Os arqueólogos depararam-se com 13 salas de conferências com capacidade para albergar 5.000 estudantes, de acordo um comunicado emitido pelo secretário-geral do Conselho Superior das Antiguidades (CSA), Zahi Hawwas.



As salas encontram-se perto de um teatro descoberto anteriormente e que poderá ter pertencido à biblioteca de Alexandria.

Para Maria Helena Trindade Lopes, especialista portuguesa em assuntos relacionados com o Egipto, ouvida pela TSF, esta descoberta é significativa.

O reconhecimento do espaço, com todas as especificidades que possa dar, pode ser extraordinariamente importante para tornar mais visível para o público do século XXI o que seria aquela realidade», afirmou.

Alexandria foi grande capital do Egipto helenístico, era a metrópolecultural e a biblioteca de Alexandria era um marco fundamental, decisivo, na construção de uma identidade cultural, era um mundo de conhecimento», acrescentou.

A prová-lo o facto dos filósofos Arquimedes e Euclides terem trabalhado neste local, que terá sido incendiado durante uma insurreição contra César em 48 AC, sob Cleópatra VIII (51-30).

Os historiadores pensam que António e Cleópatra transferiram depois a biblioteca para o Serapeum, mas este foi também incendiado em 390 por cristãos.

Em 2002 foi inaugurada uma nova Biblioteca de Alexandria, relativamente perto da biblioteca antiga.

sábado, 1 de junho de 2013

PAREIDOLIA – SÓ VEMOS O QUE QUEREMOS VER

Pareidolia
O cérebro humano é um poderoso e complexo computador. Em suas funções pré-programadas, em seus defeitos e – não raro – influências externas físicas e químicas, estão a explicação para a maioria – se não todos – os mistérios “sobrenaturais” experimentados por diversas pessoas.
No tópico “funções pré-programadas” está algo que realmente faz muita gente acreditar em muita baboseira. Trata-se da pareidolia.

Para entender melhor a pareidolia, analise primeiro as imagens abaixo:
Você enxergou rostos em todas as imagens? A não ser que as funções cognitivas de seu cérebro não estejam funcionando bem, você foi capaz de enxergar rostos ou expressões humanóides em todas ou, pelo menos, em quase todas as imagens acima.
Como já foi mencionado várias vezes pelo Whatever The case May Be, nosso cérebro é uma máquina de criar e identificar padrões e não aceita ver ou ouvir algo que não pode se encaixar nesses padrões – talvez daí venha o medo do desconhecido. E no caso da imagens acima, trata-se da já citada pareidolia. É um fenômeno natural de nosso cérebro onde, com estímulos visuais ou sonoros, somos capazes de “enxergar” ou simplesmente criar um sentido distinto para algo abstrato  que se encaixe nos padrões criados pelo cérebro. Rostos são os mais comuns, já que temos uma predisposição natural a identificar rostos humanos desde que abrimos os olhos, quando bebês, pela primeira vez. Assim somos capazes de “ver” rostos em tudo, desde que o abstrato contenha alguns poucos traços que se encaixam no padrão de um rosto humano.

COMO SOMOS ENGANADOS


Quanto mais perto de nosso cotidiano e nossas crenças, mais fácil e rápido somos “vítimas” da pareidolia, enxergando anjos em manchas nas janelas, fantasmas em borrões da visão periférica, sorrisos em pias e mensagens secretas em discos rodando ao contrário.
Muitas vezes não somo capazes de identificar algo, mas, basta que nos seja insinuado para que nosso cérebro entre em desespero e comece a recriar os padrões da imagem ou áudio para aplicar na insinuação – “Ei, você está vendo Jimi Hendrix ali na parede?”.

O problema maior é quando as pessoas começam a acreditar que a pareidolia não é um fenômeno psicológico e sim algo sobrenatural. Aí começamos a ver peregrinações para adorar Maria em manchas nas janelas, Jesus “projetando sua imagem” em qualquer mancha, líquido ou farelo, que acabam se tornando objetos frutos de “milagres” e por aí vai.


Só gostaria de alertar à essas pessoas, que tomem cuidado com isso, pois, algum dia podem ver sua fé abalada ao se deparar com algo assim:

Jesus nos lugares mais inusitados

 
Site Meter