segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que gostaríamos de ver na Copa-2014?

Com o fim da Copa-2010, a saudade já toma conta dos fãs do Mundial. Seja de ser dispensado mais cedo do trabalho em dia de jogo da Seleção e/ou de ver os maiores craques do mundo em campo, o dia seguinte da Copa do Mundo deixa na maioria uma sensação de vazio. E agora, o que vem pela frente?

Pensando nisso, elaboramos uma lista com dez coisas que gostaríamos de ver na próxima Copa, no Brasil, em 2014. Leia logo abaixo e deixe seu comentário!

1- Melhor desempenho dos grandes craques
A maioria dos grandes astros do futebol, aqueles tão falados que geraram tanta expectativa antes do início do Mundial da África do Sul, simplesmente não apareceram. Seja o melhor do mundo Lionel Messi, que não balançou a rede; o novo papai Cristiano Ronaldo, que fez apenas um gol engraçado contra a Coreia do Norte; ou Kaká, que voltou para casa eliminado nas quartas e com um cartão vermelho no currículo.
A falta de brilho das feras permitiu que outros jogadores não tão badalados se projetassem, como os alemães Müller e Ozil e os espanhóis Villa e Iniesta. Mas da próxima não custa nada termos um melhor desempenho dos craques já consagrados, não?

2- Uma febre menos irritante das torcidas
Toda Copa tem sua febre, mas a do Mundial-2010 foi talvez a que mais aborreceu os fãs de futebol que acompanharam a Copa pela TV (e ensurdeceu os que assistiram à Copa no estádio): a vuvuzela. Tomara que a novidade introduzida na Copa do Brasil seja menos aborrecida.

3- Menos lugares vazios
Tudo bem que a África do Sul era bem longe de qualquer um dos grandes centros futebolísticos do mundo, mas lugares vazios até em semifinal da Copa não dá. Talvez a Fifa deva concentrar melhor os US$ 3.3 bilhões que lucrou com o Mundial em atrair mais público aos estádios.

4- Mais Maradona
Com as suas superstições bizarras, treinamentos divertidos e incapacidade de ficar cinco minutos sem um disparate, Maradona foi uma fonte constante de diversão para a imprensa e o público antes da fragilidade tática de sua seleção ser mostrada pela Alemanha. Atualmente o comandante dos hermanos está recluso, pensando se seguirá ou não à frente da equipe. Fica a torcida para que ele permaneça até a Copa-2014. Imagina o que ele não vai aprontar no Brasil? 

5- Introdução da tecnologia no futebol
Depois de anos de uma resistência espartana em utilizar auxílio tecnológico para lances duvidosos, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já admitiu rever esta posição. Argentina x México e Alemanha x Inglaterra foram apenas dois dos embates prejudicados por erros de arbitragem.
Mais dois árbitros, um atrás de cada gol? Chip dentro da bola? Uso de replay? Seja o que for, passou da hora do futebol sofrer mudanças em sua estrutura.

6- Menos animais 'videntes'
O polvo "vidente" Paul, que acertou oito palpites em oito tentativas durante a Copa-2010, foi a grande sensação do Mundial. No entanto, o seu sucesso causou um surto de animais videntes, como "Mani, o periquito", "Pino, o macaco" e "Lin Ping, o panda". E sempre é bom deixar claro que nenhum dele chegou aos pés (melhor, tentáculos) de Paul. Lembrando que o passe de Paul está avaliado em mais de € 30 milhões após proposta de grupo de empresários espanhóis.

7- Mais marketing de guerrilha
Você se lembra daquela polêmica no início da Copa, em que um grupo de torcedoras holandesas de minissaia foi detido por fazer propaganda ilegal de cerveja? Relembre a foto logo abaixo e entenda a razão pela qual defendemos mais ações como essas em 2014.
Da Larissa Riquelme nem precisa falar, certo? Que muitas musas invadam o Brasil em 2014! 





8- Menos ferrolhos
Muitos devem se lembrar de que, na primeira rodada da Copa, a Suíça venceu a campeã mundial Espanha por 1 a 0. Como o time da terra do chocolate, do canivete e da limonada fez isso? Claro, fechando-se em um esquema extremamente defensivo e aproveitando-se das escassas oportunidades de contra-ataque. Isso não é futebol! Queremos a arte, a graça e a ginga do esporte bretão. Chega do estilo Nova Zelândia, que foi a única a sair invicta da Copa valendo-se de um esquema covarde e que nada acrescenta ao esporte.

9- Melhor segurança nos estádios
Para recapitular: um torcedor inglês invadiu o vestiário inglês após o empate do "English Team" com a Argélia; outro italiano entrou no gramado na semifinal entre Espanha e Alemanha para mostrar sua mensagem de paz na camiseta; e na final, Jimmy Jump, o mais ousado, foi para o campo e por muito pouco não conseguiu colocar uma touca na taça. Isso sem falar das inúmeras pessoas que entraram no estádio sem ingresso e/ou credencial. Melhor segurança para o próximo Mundial é extremamente necessário.

10- Uma final melhor
Claro que já assistimos muitas decisões de Copa ruins, mas a de 2010 é uma forte candidata a pior da história. Oito cartões amarelos e um vermelho, além da falta de lances de gol, deixou uma sensação de "poderia ter sido melhor" nos torcedores. Fica a torcida para que em 2014 os fãs possam assistir uma final cheia de gols, comos nos bons tempos.

Crédito: blog Dirty Tackle 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter