Uma das histórias OVNI mais populares pela rede é o infame OVNI da “Batalha de Los Angeles”.
Em sua maior parte ela se baseia na memória de pessoas que dizem ter
visto um OVNI, ou uma aeronave exótica, ou uma espaçonave alienígena
naquela noite. Mas será mesmo o que aconteceu?
Aquecimento
O dia 7 de dezembro de 1941 é uma data que a maioria dos americanos
reconhece com pouco esforço [como o ataque japonês a Pearl Harbor]. No
entanto, o que transpirou nos meses seguintes na costa oeste dos EUA não
é tão conhecido. No Havaí, havia temores de uma invasão anfíbia logo
depois do ataque. Em retrospecto, isso parece muito improvável porque
transportar um número suficiente de tropas japonesas teria atrasado a
força de ataque em porta-aviões que bombardeou Pearl Harbor.
Enquanto isso, a costa oeste dos Estados Unidos se preparou para a
invasão potencial ou um ataque aéreo de porta-aviões japoneses. Unidades
de defesa aérea foram ativadas e colocadas em alerta nas maiores
cidades e bases aéreas. Cidadãos começaram a olhar para o céu em busca
de potenciais aeronaves ofensivas. E eles começaram a vê-las. Apenas um
dia depois de Pearl Harbor, San Francisco acreditou ter estado sob
ataque de um porta-aviões japonês!
O general DeWitt, encarregado das defesas da costa
oeste, ficou consternado com a resposta da comunidade de San Francisco
porque eles não cumpriram o blecaute. Ele declararia no dia seguinte:
“Aqueles aviões estavam sobre esta comunidade por um período de tempo definido. Eles eram aviões inimigos, e eu quero dizer, aviões japoneses. Eles foram detectados e seguidos até o mar… é surpreendente a apatia das pessoas de San Francisco. A noite passada (segunda-feira) provou que há mais tolos em San Francisco que eu jamais pensei que existissem. Apenas por graça de Deus San Francisco foi salva da catástrofe”. [1]
Nunca houve quaisquer aviões reais neste “bombardeio”, mas isto
mostra a resposta dos altos escalões às notícias de que estavam em
guerra. Depois de Pearl Harbor, era melhor exagerar na resposta do que
não reagir.
Cidadãos levaram as declarações de DeWitt a sério e começaram a
buscar por potenciais aeronaves ofensivas. O planeta Vênus, que por
acaso estava visível de forma destacada a oeste depois do anoitecer,
tornou-se motivo para alarme. De acordo com notícias em meados de
dezembro, Vênus causou vários relatos de aeronaves inimigas e a polícia
precisou assegurar a população de que era apenas um planeta.
Para piorar a situação havia a baixa disponibilidade de inteligência
militar. Os criptógrafos estavam ocupados tentando quebrar os códigos
japoneses, e os militares estavam assim essencialmente atirando no
escuro buscando adivinhar o próximo passo da Marinha Imperial Japonesa.
Enquanto isso a inteligência da costa oeste parecia baseada
principalmente em rumores na comunidade nipônica:
“Um informante japa em Los Angeles, por exemplo, relatou ao QG do 11º Distrito Naval de que havia um forte rumor entre famílias japonesas, presumivelmente baseado em um relatório de rádio em ondas curtas do Japão, de que em 18 de fevereiro a costa oeste seria bombardeada”. [2]
Começando em 7 de fevereiro, a costa oeste preparou-se para atos
potenciais de sabotagem e ataque. Quando nada aconteceu até o dia 18, o
alerta foi estendido pelo general DeWitt para 15 de março. No
entretempo, um relato veio em 23 de fevereiro de que um ataque ocorreria
naquela noite. Não menos que uma hora depois, um submarino japonês
emergiu na costa de Ellwood, Califórnia, e disparou atingindo algumas
refinarias durante vinte minutos. Nenhum dano significativo foi
relatado, mas isto alimentou a preocupação dos locais de que os
japoneses planejavam algo maior para a costa oeste.
O cenário estava preparado para a “Batalha de Los Angeles”.
Defesa Aérea
O exército americano possuía várias baterias anti-aéreas em várias
instalações de defesa na costa oeste. Também possuía radares para
auxiliar na detecção de aeronaves invasoras. No entanto, este radar não é
o tipo elaborado de radar com o qual as pessoas estão familiarizadas
hoje. Não havia um traço de radar varrendo a tela e exibindo ecos
perfeitamente. Ao invés, estas eram maquinarias extremamente complicadas
que necessitavam vários operadores para obter os dados relevantes de
elevação, alcance e distância. Os dois principais radares usados na
Batalha de Los Angeles foram o SCR-270 e o SCR-268.
O SCR-270 (abaixo) era um radar de longo alcance que exibia um sinal
para aeronaves no que era conhecido com um A-scope. Ele indicaria o
alcance para um dado eco, mas sua direção era geralmente lida ao
observar em que direção o radar estava de fato apontando. Desta forma os
operadores só podiam notar um alvo à distância em uma dada direção, mas
não poderiam determinar com precisão quantos alvos seriam e qual seria
sua altitude.
O SCR-268 (abaixo) era mais complexo na forma como operava. Devia ser
combinado com holofotes e baterias anti-aéreas. Era um radar de curto
alcance que contava com três operadores monitorando seus osciloscópios e
operando seus próprios controles. Entre estes operadores, podiam
determinar a distância, altitude e direção. A atividade requeria
trabalho de equipe, treinamento e proficiência para que a unidade
funcionasse a contento.
A noite de 24 a 25 de fevereiro
Na noite de 24 de fevereiro, a inteligência naval esperava um ataque
nas próximas dez horas. Provavelmente esperavam uma repetição do
incidente do submarino na noite anterior. Depois do alerta de um ataque
previsto, o QG da 37 Brigada recebeu vários relatos de flares e “luzes”
próximas de instalações de defesa e refinarias. Depois da meia-noite,
radares da defesa aérea começaram a relatar contatos. Às 2 da manhã, um
contato havia sido detectado a 120 milhas a oeste de Los Angeles e
parecia estar se deslocando a 3 milhas de Los Angeles às 2h27. Às 2h21,
um blecaute foi ordenado. Neste ponto, as baterias foram preparadas para
esperar ver algo e o “ataque” começou. A história do Quarto comando
Anti-Aéreo documenta a seguinte sequência de eventos:
- 02h43 – Aeronaves não-identificadas foram vistas entre Seal e Long Beach.
- 03h06 – Um balão carregando um flare foi avistado sobre Santa Monica. Ordenou-se que fosse destruído pelo controlador anti-aéreo.
- 03h28 – Uma bateria próxima da fábrica de aeronaves Douglas em Long Beach relatou 25-30 bombardeiros acima.
- 03h33 – Baterias em Artesia dispararam em 15 aviões que voaram para o mar sobre Long Beach.
- 03h55 – Mais munição foi usada sobre Santa Monica no que se relatou ser outro balão.
- 04h03 – 15 aviões relatados sobre a fábrica Douglas em Long Beach.
- 04h05 – Baterias em Long Beach relataram disparar contra alvos.
- 04h09 – Mais 15 aviões relatados sobre a fábrica Douglas.
- 04h13 – Outros 15 aviões relatados sobre a fábrica Douglas.
- 04h55 – Um relato foi comunicado de que a fábrica Douglas foi bombardeada mas não atingida.
Baseado nesta informação, parece que a atividade começou em Santa Monica, a oeste do centro de Los Angeles. A mídia noticiou:
“Toda a ação, claramente iluminada por observadores em terra em 20 a 30 holofotes, ocorreu a algumas milhas do oeste de Los Angeles … Baterias anti-aéreas dispararam constantemente por períodos de dois minutos, ficaram em silêncio por em torno de 45 segundos, e continuaram essa rotina por quase meia hora”. [3]
Adicionalmente, baterias próximas da fábrica Douglas em Long Beach
parecem ter se somado à confusão. Isto implicava que os aviões voavam de
Santa Monica a Long Beach e então para o mar. Considerando que estavam
protegendo uma importante instalação de defesa, não é inesperado que
teriam “dedos sensíveis no gatilho” assim que a “batalha” houvesse
começado.
Saldo final
A mídia fez a festa enquanto o Exército e a Marinha começavam a
investigar o que havia acontecido. O exército conduziu uma investigação,
entrevistando vários militares que estavam provavelmente muito cansados
e confusos sobre o que havia de fato transpirado. Na história do Quarto
Comando Anti-Aéreo (disponível no website CUFON) há uma descrição dos
relatos prestados. Muitos relataram ter visto aeronaves em vários tipos
de formação, mas ninguém mencionou uma aeronave solitária. É importante
notar que muitos relatos indicam que os radares SCR-268 usados não
apontaram nenhum contato ainda que os observadores estivessem relatando
aeronaves.
O testemunho do coronel Henry C. Davis, oficial
executivo e oficial comandante em exercício da 37 Brigada, foi muito
revelador a respeito das questões de percepção naquela noite. Ele
originalmente pensou ter visto 10-15 aviões sobre Inglewood mas então
decidiu que era apenas fumaça de explosões anti-aéreas. Ele opinou que
provavelmente nunca houve nenhum avião de fato.
A Marinha foi a primeira a divulgar uma declaração. O Secretário da Marinha, Frank Knox,
declarou que não havia aviões e que teria sido um falso alarme. A
Quarta Força Aérea pensava que não havia aviões sobre Los Angeles e o
Comando de Defesa Ocidental opinou que muitos dos relatos eram exageros.
No entanto o Exército olhou para as declarações das testemunhas e
sentiu que havia algo nesses relatos. Concluíram que pelo menos um e até
cinco aviões estavam sobre a cidade. O Secretário de Guerra, Henry Stimson,
declararia que até quinze aviões estavam envolvidos. Suspeitava-se que
tivessem decolado com ajuda de sabotadores em bases no deserto ou no
México. Também se sugeriu que poderiam ter decolado de submarinos, que
possuíam esta capacidade.
A mídia explorou feliz esta “diferença de opinião”. O cartum abaixo, da edição de 9 de março de 1942 da Newsweek representa muito bem a atitude relativa a estas declarações contraditórias.
Os relatos na imprensa
Enquanto os militares falavam com várias pessoas em sua estrutura de
comando e também com alguns civis, a mídia relatou o que outros viram e
recebeu todo o tipo de relatos conflitantes.
Uma vez que os relatos pareciam começar em Santa Monica e se mover
para Long Beach, presumiram que poderia ter sido um dirigível dado que
levou tanto tempo para atravessar essa distância. Isto pareceu ser
confirmado pelo administrador de Gardena que declarou ter visto baterias
anti-aéreas destruir “um grande saco que parecia um balão”. [4]
Enquanto este relato descreveu um objeto único, muito mais pessoas
pareciam ver formações de aeronaves. Muitos disseram ter visto aeronaves
“destruídas” ou “abatidas”.
“Durante o blecaute, os telefones de polícia estavam ocupados com relatos de aeronaves que haviam caído aqui e acolá… Outro relato, descartado por oficiais junto com outros, era que a artilharia havia destruído um grande saco flutuante lembrando um balão alto no céu”. [5]
A polícia de Long Beach teria visto duas ondas de aeronaves
dirigirem-se para o mar. Também relataram que muitas explosões de
artilharia chegaram próximas dos aviões, mas nenhum foi atingido. Quando
foi entrevistado, o chefe de polícia de Long Beach, J.H. McClelland, que observava tudo do alto da prefeitura, declarou:
“Pessoalmente, não vi nenhum avião. Mas jovens que estavam comigo disseram que podiam ver”. [6]
Enquanto alguns viam aeronaves ou blimps, outros não viram absolutamente nada. Minard Fawcett de Redondo Beach contou:
“Minha mulher e eu estávamos seguros de ter observado em torno de 15 aviões presos em um cone de luz das baterias de holofotes. Depois decidimos que as nuvens de fumaça haviam nos confundido e o que vimos eram apenas nuvens de fumaça da artilharia”. [7]
Mesmo binóculos não ajudaram alguns observadores:
“Don Black da Douglas Aircraft disse ter seguido as luzes com binóculos mas não pôde observar os aviões”. [8]
Fotografia em lapso de tempo do céu nos arredores da periferia de Los Angeles. Fotografia capturada por Al Monteverde
e publicada na revista Life em 9 de mar;o de 1942 (página 22). As
trilhas de estrelas indicam que a fotografia foi tomada em direção ao
sul e mostram as constelações de Lobo e Centauro. Baseado nas posições
aparentes das estrelas, o horário foi entre 3h10 e 3h30. (Eu computei
3h19 mas há margem para erro). De acordo com o artigo, a mancha à
esquerda do centro é uma explosão de artilharia anti-aérea. Note como os
raios tendem a terminar em um ponto brilhante onde eles convergem. O
longo tempo de exposição capturou os raios além dos pontos de
convergência. Não há OVNIs ou aviões visíveis nesta fotografia.
Somando-se à confusão de explosões anti-aéreas e 20 a 30 holofotes
convergindo em pontos no céu, baterias anti-aéreas estavam disparando
flares. Byron Box, do comitê de relações públicas da Pacific Coast Petroleum Industry, viu o show de Altadena. Ele relatou,
“Além das explosões de artilharia, parecia haver de 10 a 12 enormes flares vermelhos disparados no ar”. [9]
Ted Gill, correspondente da AP, escreveu:
“Alguns espectadores assustados juraram ter visto formações de aviões, outros argumentavam que o objeto parecia mais um blimp, ainda outros diziam que poderia ser — mas não podiam ver absolutamente nada”. [10]
A Newsweek pareceu tomar este relato e declarou:
“Observadores civis excitados relataram ter visto aviões em vôo em números variando de um a 200… a polícia disse que um grande blimp ou balão havia sido visto se desviando de explosões sobre a cidade. Observadores mais cínicos e calmos não viram absolutamente nada”. [11]
O relato mais interessante veio de Ernie Pyle, que escreveu sobre o tema em sua coluna “Roving Reporter”
de 5 de março de 1942. Ele ficou fascinado com as operações dos
holofotes e comentou como os raios apareciam no ponto em que eram
focalizados:
“Todos eles convergiam em um grande ponto azul no céu. E esse ponto se movia muito lenta mas muito definidamente através do céu, sem falha. De todas as linhas azuis retilíneas se estendendo até aquele ponto, nenhuma jamais se afastou, ou ficou perdida, ou teve que “pescar” ou “procurar” ao redor pelo alvo. Elas se mantiveram firmes e se moveram com ele pelo céu, como uma sanguessuga que não larga a presa. Eu não conseguia ver nada naquele ponto, uma vez que estava a mais de 30km de distância. Mas podia ver as explosões de artilharia anti-aérea explodindo ao seu redor. De vez em quando uma parecia explodir bem no ponto”. [12]
Pyle havia testemunhado os eventos em Londres e estava um tanto
familiarizado com a forma como estes tipos de barragens se pareciam. No
entanto as equipes dessas baterias e a comunidade civil nunca havia
presenciado tal barragem maciça à noite, e iriam se enganar ao
identificar o que viram. Escrevendo depois da guerra sobre o incidente, William Goss declararia:
“Provavelmente muito da confusão veio do fato de que explosões de artilharia anti-aérea, iluminadas pelos holofotes, foram elas mesmas confundidas por aviões inimigos. Em todo caso, as próximas três horas produziram alguns dos relatos mais imaginativos da guerra: ‘enxames’ de aviões (ou, por vezes, balões) de todos os tamanhos possíveis, de um a várias centenas, viajando a altitudes indo de alguns milhares de pés a mais de 10.000, e voando a velocidades que variavam de ‘muito lenta’ a mais de 300km/h, todos foram observados desfilando pelos céus”. [13]
É muito interessante que o engano, o mesmo problema associado com
relatos OVNI, parece ter desempenhado um papel crítico neste evento.
O Estopim
A mídia noticiou que os disparos começaram por volta das 3h05. Esta é
a aproximadamente a mesma hora em que a história do Quarto Comando de
Defesa Aérea declara que as baterias em Santa Monica foram ordenadas a
abater um balão com um flare.
Balões meteorológicos lançados à noite geralmente possuíam uma
lanterna de papel que continha uma vela para que ele pudesse ser
acompanhado visualmente.
Justamente quando as coisas começavam a se acalmar, outro balão foi
avistado às 3h55, o que reiniciou os ataques. Quando os disparos
cessaram, mais de 1.400 cartuchos de munição parecem ter sido gastos por
causa de dois balões meteorológicos.
Em 1949, o coronel John Muprhy, que era parte da equipe de investigação, escreveria:
“No QG da brigada havia muita confusão. Ninguém sabia exatamente o que havia acontecido. O major general Jacob Fickel e o coronel (depois major general) Samuel Kepner vieram de San Francisco e com este autor constituíram um comitê para investigar os disparos. Interrogamos aproximadamente 60 testemunhas – civis e pessoal a serviço e alistado do exército, marinha e força aérea. Aproximadamente metade destas testemunhas estavam seguras de ter visto aviões no céu. Um aviador descreveu vividamente 10 aviões em uma formação em V. A outra metade não viu nada.
O operador de elevação de um diretor anti-aéreo observando por seu telescópio viu muitos aviões. Seu operador de azimute, observando por um telescópio paralelo no mesmo instrumento, não viu nenhum avião. Entre os fatos determinados estava que os disparos haviam sido ordenados pelo jovem controlador da Força Aérea encarregado na sala de operações do Comando de Combate. Alguém relatou um balão no céu. Ele, é claro, visualizou um zepelim alemão ou japonês. Alguém tentou explicar que não era esse tipo de balão, mas ele estava determinado e ordenou que os disparos começassem (uma ordem que ele não possuía autoridade para dar). Uma vez que os disparos começaram, eles criaram todo o tipo de alvos no céu, e todos passaram a disparar também. Bem, depois de todos esses anos, a verdadeira história pode ser contada.
Um dos regimentos AA (ainda possuíamos regimentos) enviou um balão meteorológico por volta das 1 da manhã. Aquele foi o balão que iniciou todos os disparos! Quando as coisas haviam se acalmado na cidade dos anjos “em batalha”, um regimento diferente, sempre alerta e energético, decidiu que alguns dados meteorológicos eram necessários. Acharam que não tinham se saído muito bem na “batalha” e pensaram que algumas correções meteorológicas ajudariam. Assim eles enviaram um balão, e todo o inferno começou novamente. (Nota: os dois balões, como me lembro, flutuaram majestosamente e em segurança). Mas os habitantes de Los Angeles ficaram muito felizes! Eles tiveram o conforto visual e auditivo de que estavam bem protegidos. E os atiradores anti-aéreos estavam felizes! Eles dispararam mais cartuchos do que teriam sido autorizados a disparar em 10 anos de exercícios de prática em tempos de paz”. [15]
Os registros da unidade descrevem esta ordem para abater um balão,
assim os fatos básicos descritos pelo coronel Murphy são precisos ainda
que eu acredite que o horário de lançamento às 1 da manhã possa estar
incorreto.
William Gross também concorda com esta conclusão no Volume 1 de The Army Forces in World War II:
“Um estudo cuidadoso da evidência sugere que balões meteorológicos – que se sabe terem sido lançados sobre Los Angeles – podem bem ter sido a causa do alarme inicial. Esta teoria é apoiada pelo fato de que unidades de artilharia anti-aérea foram oficialmente criticadas por desperdiçar munição em alvos que se moviam muito lentamente para serem aviões. Depois que os disparos começaram, observação cuidadosa era difícil por causa da fumaça à deriva das explosões”. [16]
Uma vez que a primeira bateria iniciou contra o balão, outras se
juntaram à “batalha” e tudo se tornou uma festa. O balão pode, ou não,
ter sido destruído. O fogo anti-aéreo (AA) em 1942 não era tão preciso.
Os registros da marinha americana para disparos AA de 3 polegadas (a
maior parte da artilharia deste tipo de armas) indica uma taxa de acerto
contra aviões de menos de 1% em 1942 (as equipes da marinha americana
em 1942 eram mais experientes e estavam disparando predominantemente à
luz do dia). Também é preciso estimar quantas equipes ajustaram os
estopins corretamente (se é que os ajustaram) e qual porcentagem destes
disparos realmente explodiu.
Em todo caso, não importa realmente se alguém abateu o balão porque
uma vez que os disparos começaram, as equipes estavam disparando contra
praticamente tudo, incluindo suas próprias explosões.
A Evolução da História OVNI
Nos primórdios da ufologia aparentemente ninguém pensou em
interpretar a “Batalha de Los Angeles” como um caso OVNI. O relatório do
grupo NICAP de 1964 com sua “melhor evidência” o ignorou.
A primeira menção ao caso como um evento OVNI foi feita em 1966, quando M.A. McCartney
escreveu uma carta a NICAP sobre um OVNI vermelho que fez estranhas
manobras aéreas em uma noite. No fim da década de 1960, muitos livros
incluíram a história de certa forma. Alguns simplesmente repetiram os
artigos do LA Times sobre os eventos, enquanto outros
adicionaram alguns detalhes extras. Tornou-se realmente parte da
cronologia OVNI em fins da década de 1980 quando, em 1987, Paul T. Collins escreveu um artigo para a revista Fate intitulado “Pânico OVNI na Segunda Guerra Mundial”.
Timothy Good também mencionou o caso em seu livro “Above Top Sceret” lançado em 1988, citando um artigo escrito por Collins em 1968. Jerome Clark incluiria o caso em sua enciclopédia OVNI, citando várias fontes da década de 1960.
Em meados da década de 1990, a internet tornou-se a principal fonte
de informação enquanto as pessoas buscavam os mínimos detalhes de
registros históricos que apoiariam a versão ufológica dos eventos. Estes
textos tenderam a omitir o contexto histórico sob o qual tudo
aconteceu, e destacavam apenas as partes que apoiavam suas idéias. Isto
era óbvio no artigo de 1987 de Collins. Era basicamente uma sinopse dos
eventos históricos noticiados pela mídia, com um viés ET.
A parte mais interessante da história foi um parágrafo que pareceu refletir o pensamento ufológico neste caso:
“Quando relatos de milhares testemunhas oculares vasculhando os céus com binóculos sob as luzes intensas da artilharia costeira verificaram a presença de um objeto enorme, não-identificável e indestrutível – mas não a presença de um grande número de aviões – os comunicados de imprensa foram gradualmente reprimidos”. [17]
Isto não é verdade de acordo com o registro histórico. Collins parece
ter exagerado a alegação de que “milhares” viram um enorme objeto
individual naquela noite. A realidade é que a maior parte das pessoas
não viu nenhum objeto, outros viram aviões individuais em formação, e
alguns pensaram ter visto um balão ou dirigível. Não há consenso sobre o
que estava sendo visto, tornando muito difícil assegurar que uma enorme
nave estivesse presente.
Em anos recentes, algumas pessoas vieram à tona com suas próprias
histórias pessoas sobre aquela noite. Algumas delas eram muito jovens
naquela época, assim a precisão de suas lembranças pode ser suspeita.
Estas memórias podem ter sido influenciadas por uma fotografia que se
tornou uma peça importante da evidência de que um OVNI real estivesse
envolvido.
A Fotografia
Provavelmente a melhor evidência apresentada para a presença de um
OVNI “real” (com a implicação de que fosse uma espaçonave alienígena) é a
fotografia que apareceu no LA Times, o NY Times e a revista Time. O
jornal declara que a imagem mostra holofotes focalizando um objeto sobre
a cidade de Culver. Presume-se que esta fotografia foi tomada de Los
Angeles apontando em direção a Santa Monica (a mesma direção que Culver
City). Santa Monica é onde as baterias começaram a disparar naquele
inconveniente balão meteorológico.
O doutor Maccabee realizou uma longa análise da
fotografia e determinou que poderia haver um objeto por trás dos fachos
de luz. No entanto, não sabemos quais condições existiam no momento da
fotografia (i.e. ajustes da câmera, velocidade do filme, etc.) e se o
centro dos fachos de luz não estava simplesmente sobre-exposto.
Comparada com a fotografia da revista LIFE, parece que esta
imagem não era uma exposição tão longa porque nenhuma estrela foi
registrada. É possível que o negativo original tenha sido sob-exposto e,
para conseguir uma imagem que mostrasse todos os detalhes dos tênues
fachos e o horizonte, a tenham impresso de forma que sobre-expusesse a
convergência dos fachos de luz. Também há várias explosões AA ao redor
da área em que os holofotes convergem. Ou o fotógrafo expôs o filma no
“clímax da batalha” ou pode ter havido alguma “licença artística”
envolvida para tornar a foto mais excitante.
Como descrito nos registros das unidades, muita fumaça foi produzida
pelas explosões AA. Esta fumaça forneceu algo no qual os fachos dos
holofotes podiam refletir. Uma vez que os fachos são raios circulares, o
raio produziria uma aparência circular contra uma nuvem de fumaça
exatamente como nesta fotografia, publicada no “Ufo investigator’s
handbook” de Allan Hendry.
Fachos de holofotes contra nuvens [18]
Ernie Pyle chegou mesmo a comentar sobre como os holofotes formava
círculos no céu, o que confirma que isto é provavelmente o que foi
registrado na fotografia. Pode-se ver efeito similar nesta fotografia da
revista LIFE tomada em 1939.
Exercício de holofotes na zona do canal do Panamá. Foto por Thomas D. Mcavoy para a revista LIFE [19]
A ausência de qualquer OVNI na foto da revista LIFE na página 19
indica que este efeito foi registrado apenas por esta fotografia. Uma
fotografia aparecendo na página 8 do Long Beach Independent em
27 de fevereiro também não mostra nenhum OVNI, mas muitos fachos de luz
de holofotes. A menos que outras fotografias surjam mostrando este mesmo
objeto, não se pode considerar esta imagem como boa evidência de algo
além de luzes de holofotes convergindo em um ponto no céu, com a área
central provavelmente sobre-exposta.
Um Mito?
O que foi finalmente concluído por oficiais militares e historiadores
é que nenhuma aeronave pilotada (por ETs ou humanos) esteve presente
nos céus naquela noite, e que a causa dos disparos foi provavelmente a
ordem de abater um balão meteorológico.
Ufólogos parecem ter se agarrado a excertos publicados pela mídia que
confirmam sua crença de que este foi algum tipo de caso OVNI. A falha
dos registros da unidades de combate em mencionar qualquer nave gigante
imune ao ataque anti-aéreo é algo que parece ter sido ignorado.
A adição recente de testemunhas que dizem “saber o que viram”
apimentou a história. É preciso imaginar quão confiáveis suas memórias
podem ser, e por que tais descrições tão vívidas de naves exóticas não
apareceram em nenhum relato militar ou de mídia antes. Com algum
empurrão de ufólogos, vendo a fotografia, e suas próprias crenças em
OVNIs, não deve ser preciso muito para transformar memórias vagas de
luzes de holofotes focalizando o céu ou explosões aéreas em um disco
voador invulnerável a toda artilharia.
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