O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
Entretanto no México a data tem um significado especial. Durante milhares de anos, os Aztecas celebraram seus mortos, por acreditarem que a morte era apenas uma passagem, e que seus antepassados os visitavam durante as comemorações, que duravam aproximadamente um mês.
Quandos os espanhóis chegaram à América, consideraram o ritual profano, e tentaram erradicá-lo. Mas o "Dia de Los Muertos" sobreviveu. A celebração dos mortos se fundiu ao dia de finados católico, mas manteve seu espírito alegre, de quem sabe que a morte é inevitável, mas que também pode ser vista com alegria.
É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Há várias culturas que acreditam que nessas datas 31/10,01/11,02/11. O espaço entre os mundos dos vivos e dos mortos, essa linha tênue, fique mais estreita...deixando assim a passagem aberta e mais fácil de ser ultrapassada...
Esse post não tem o objetivo de celebrar a morte..longe disso...Apenas mostrar que a lembrança do que se foram podem ser alegres...como devem ser...!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário