Bom, o antiácido (sal de fruta ENO®) é feito SIM de fruta e sal. Na verdade, é uma mistura de ácidos extraídos de frutas que possuem sal na sua composição (bicarbonato e carbonato de sódio). Pode parecer estranho, mas no sal de fruta o ingrediente mais ativo é um ácido anidro que pode ser encontrado na maioria das frutas, como o limão e a laranja. É ele o responsável pelo sabor ácido e refrescante dos antiácidos. Os químicos responsáveis pela fórmula ainda usam como matéria-prima, substâncias presentes no melaço de cana e sucos de outras frutas como tamarindo, abacaxi e uva.
Quando encaramos comidas pesadas como uma feijoada, o excesso de comida que fica no estômago aguardando a digestão, estimula a liberação de ácido lático, além do clorídrico, causando aquele desconforto, como se estivéssemos entupidos. Isso resulta na bendita azia no estômago.
Lembrando agora das aulas de química, sabemos que soluções básicas neutralizam soluções ácidas. Baseados nisso, os antiácidos funcionam como neutralizantes para o ácido lático pois a combinação das substâncias presentes na sua fórmula resulta numa base. Por isso nome é “antiácido”! Os ácidos e as bases possuem cargas elétricas opostas e tendem a se atrair. Por isso eles se neutralizam. Apesar de os antiácidos não conseguirem neutralizar completamente o pH ácido do estômago, podem elevar o pH de 2 (muito ácido) para valores entre 3 e 4. Isto neutraliza quase 99 % do ácido do estômago e alivia a azia na maioria das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário