Recorde
O último episódio de Lost foi baixado 1,5 milhão de vezes em apenas 24 horas no sistema BitTorrent, o mais popular para download de filmes e seriados. Segundo o site Torrent Freak, a marca é um recorde e somam-se a ela outros números impressionantes: mais de 100 mil pessoas baixaram o mesmo arquivo simultaneamente. travando tudo por aqui e pelo mundo afora.
Lost por um Lost
A experiência de assistir havia se formado antes mesmo da série começar... “Essa tem potencial dizia eu” tamanho frenesi por parte de amigos meus e eu mesmo a respeito da série, que já causava furor nos EUA. Não sou afeto de novelas, mas me interessei pela sensação de um fato inovador na teledramaturgia, seguido mundialmente.
Lembro-me da Estréia ainda estava morando na Vila Formosa acompanhava pela AXN o lançamento de tão aguardada série com o Título de Lost lembro das chamadas que antecediam a série, acidente de avião, ilha, mistérios, os episódios duplos para que o telespectador não perdesse nada da trama.
E por seis temporadas, foi um sucesso de audiência tanto na T.V quanto no fluxo de dowloads pela Internet. Notei muitos madrugando atrás de arquivos e das legendas para verem em seus laptops – essa, sim, a inequívoca revolução na maneira de absorver um conteúdo televisivo. E meus amigos teorizavam, debatiam, alguns até ganharam dinheiro blogando sobre isso não é o caso do Whatever, alias nunca ganhei nada para blogar sobre isso, mas com certeza gostaria...rs.
Lembrei quando apresentei Lost a uma namorada na “época” que simplesmente ficou maluca por Lost, dizia eu que: -Tinha criado meu próprio LOSTzilla , fazíamos maratona de episódios uma temporada inteira em um dia, ufa... era maluquisse isso??? Mas era divertido ao mesmo tempo, pois debatíamos e criávamos teorias sobre a série em questão. bons tempos.
Pelo que leio na maioria dos comentários sobre o fim de Lost, há uma grande cisma entre os telespectadores: muitas questões abertas foram tratadas como aspecto menor pelos roteiristas. Os fãs se dividem hoje entre o triunfo final de uma série apaixonante e a frustração por ter faltado algo, mais apropriado à expectativa gerada. sempre comparei Lost com Caverna do Dragão, sei que deveria ter escrito isso antes, pois agora é tarde, sim eu sei, mas as coincidências são muitas, olha que querendo teorizar já...rs
Traçar julgamentos sobre o valor dramatúrgico da série é tarefa que não posso desempenhar. Mas tampouco negaria o Fenômeno pop que Lost representa, sua capacidade de mobilização de audiência – segmentada – de milhões de pessoas. Que debatem cientificamente cada detalhe, cada cena e cada fala. Tornaram-se especialistas. adorava quando chegava na casa da ex-namorada e ela já tinha assistido a vários episódios e ficavamos discutindo teorias malucas como viagens no tempo, passado, presente e futuro e teorias revolucionárias sobre Lost, o que seria legal o que seria chato na série
As pessoas que viram Lost e aquelas que ainda vão assistir, continuam divagando e gerando bibliografia principalmente virtual – sobre o que eles acham que a tal Ilha era. Talvez não cheguem a nenhum consenso aliás, é bem provável.
E talvez aí que resida o maior valor de Lost.