quarta-feira, 12 de maio de 2010

Publicidade sem Filtro...



Hoje, a principal luta da Indústria dos cigarros é contra a restrição do ato de fumar em vários locais. Algumas décadas atrás, a encrenca era outra: acusações sobre o suposto uso de mensagens subliminares em campanhas publicitárias. Uma das marcas envolvidas foi a Camel, que teria na embalagem mensagens com apelo sexual “escondidas”, olha a conspiração ae gente, onde têm fumaça... Bem mais polêmico, na verdade, era o jeitão meio infantil de Joe Camel, o que levou a comunidade médica americana a criticar sua influência perante as crianças numa tentativa de conquistar mais consumidores. Um exemplo seria o personagem Joe Camel, que existiu de 1987 a 1997. Ele teria os contornos de um pênis e de uma vagina no rosto. Na época, a Reynolds Tobacco, responsável pela marca, defende-se dizendo que tudo era invenção de mentes criativas demais. 

Marlboro

Para um dos cigarros mais vendidos no mundo, a internet tem várias estórias sobre mensagens subliminares para contar. Pelo o que eu já li, os publicitários da Marlboro queriam atingir como público alvo os que trabalham em escritórios e que têm um desejo homossexual reprimido. Assim, a parte vermelha da embalagem seriam as nádegas desses que vivem em escritórios, pois trabalham sentados o dia todo. 




Outra coisa interessante é a palavra Marlboro que vem na embalagem: por que será que as letras L e B são maiores que o M? Bom... simplesmente o L e o B formariam um órgão sexual masculino. E o que mais? Está apontado diretamente para as nádegas desses que trabalham o dia todo. Outra subliminar com a palavra Marlboro na embalagem: Ela parece com um homem negro com seu pênis ereto apontando para o que parece ser uma vagina. 

Aqui está outra propaganda do Marlboro. Uma coisa que você pode notar também é que, nas propagandas do Marlboro, os cavalos estão sempre indo em direção à caixa de cigarros. Outra: Nunca vi no "mundo de Marlboro" uma mulher sequer, apenas homens, o que reforça a idéia de homossexualismo. Mais outra: Sempe existem cavalos que não estão montados. O que a gente pode concluir disso? Que sempre vai existir um lugar pra você no "mundo de Marlboro". 

Nessa propaganda pode-se ver mais uma mensagem subliminar: o cowboy que está montado no cavalo está com seu negócio pra fora.

Agora me fica mais compreensível saber porque as pessoas começam a fumar, principalmente na adolescência, uma idade complicada onde o desejo fundamental de liberdade da infância é reprimido a todo momento. Com essa condição, ficamos mais vulneráveis a procurar uma saída, uma fuga. 

Camel

A Camel parece ser uma das empresas mais experts em mensagens subliminares. Na Internet você pode encontrar vários exemplos disso, mas eu consegui apenas dois.

Um dos que não estão aqui mostra várias subliminares no corpo do camelo que está na embalagem do cigarro. Esse camelo, (na verdade um dromedário, pois tem uma só corcova, embora a marca do cigarro seja Camel, camelo em inglês) traz escondido em seu corpo diversos outros desenhos como um leão, uma mulher grávida, etc., ou seja, símbolos de virilidade, o que mostra qual tipo de público a Camel quer atingir: homens mais velhos, que, em grande parte (ou praticamente total, pois o que a mensagem subliminar atinge é o que está gravado no subconsciente), anseiam por sexo com mulheres mais jovens. Poderia colocá-lo aqui, mas não achei na Internet uma imagem da embalagem que fosse grande o suficiente para ver todos esses detalhes. Outra mensagem subliminar diz respeito ao personagem veiculado em inúmeras propagandas da Camel, em que seu nariz e sua boca formam um pênis penetrando uma vagina.


Nessa propaganda podemos ver três mensagens subliminares. Primeira: a palavra SEX, sexo em inglês, no cubo de gelo. Segunda: um pênis, ainda no cubo de gelo (imagem inserida no cubo), indo direto na boca da mulher, como vemos abaixo:


 E terceira: os pingos na palma da mão da mulher formam uma outra mulher de quatro. (clique na figura para ampliá-la) 


Outra coisa que evidencia ainda mais a existência de mensagens subliminares nessa propaganda é a mensagem "What you're looking for.", ou seja, "O que você está procurando.", reafirmando a idéia que mensagens subliminares da propaganda passam e chamando a atenção de seu público alvo para elas. 

Um comentário:

 
Site Meter