segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ansiedade sob controle

Ansioso Eu imagina...
Saiba como aliviar esse mal que atormenta a cada dia mais pessoas

São Diversos os momentos na vida em que temos que lidar com a ansiedade. A expectativa por uma entrevista de emprego, pelo primeiro encontro, provas, viagens são só algumas situações que fazem muitas pessoas perderem horas de sono, e em alguns casos, ganharem uns quilinhos extras. Mas se você tem uma meta, “aquele dia” que quer estar em forma, é preciso se esforçar para não deixar que toda a ansiedade e stress coloquem tudo a perder.

Depois de passar dias se esforçando para caber “naquela roupa especial” não dá pra estragar tudo atacando a geladeira na noite anterior ou devorando uma caixa de bombom há tempos escondida.

Antes de – num impulso – colocar tudo a perder, pense no projeto e no quanto se esforçou até aquele ponto. Tente fazer outra coisa quando der o desespero de comer: ligue para um amigo(a), dê uma volta com o cachorro, vá malhar. O importante é conseguir desviar a atenção do momento critico, porque logo depois a vontade passa.

Para aliviar a tensão também vale a pena se concentrar na respiração, que além de levar oxigênio às células, é calmante e ajuda a relaxar e controlar as emoções.

Uma sugestão de especialistas é respirar alternando as narinas, para harmonizar os dois lados, o emocional e o racional. O ideal é fazer isso com os olhos fechados, antes de dormir.

Outra dica, por incrível que pareça, é liberar o intestino. Afinal, quando estamos nervosos o intestino trava, e digamos que o resultado disso é um “enfezamento” generalizado. Não é à toa que esse nome foi dado ao crítico estado de nervos. Para atenuar este efeito, há uma massagem que estimula o movimento peristáltico e ajuda a vontade de ir ao banheiro, e de quebra, relaxar; deitado, coloque as mãos paralelas em cima da barriga.

Com a barriga relaxada, pressione o abdômen com as mãos ao mesmo tempo que contrai os músculos. Ao soltar a barriga, mantenha a pressão das mãos, resistindo ao movimento. Repita em três pontos: acima, sobre e abaixo do umbigo.Em cada um deles, faça cinco séries.
Com essas dicas é possível passar pelos momentos mais estressantes, de forma tranqüila e sem perder o controle das próprias ações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter