domingo, 10 de abril de 2011

Reaparece o ameaçador asteróide Apofis...


As boas condições óticas no cume do vulcão Mauna Kea, no Havaí produziram as primeiras imagens em três anos do asteróide Apofis, quando ele saía de trás do Sol em sua órbita elíptica em torno da estrela.

Este pequeno objeto celeste de 270 metros de diâmetro, tornou-se famoso em 2004, quando estimava-se que havia uma probabilidade de 1 em 37, que caísse na Terra em 2029.

Cálculos subsequentes praticamente anularam essa possibilidade, mas deixaram a porta aberta a um choque posterior. Por isso os astrônomos tem interesse em continuar acompanhando o asteróide para refinar os cálculos.

A equipe de David Tholen da Universidade do Havaí, obteve as imagens em 31 de janeiro, quando o asteróide estava a apenas 44 graus longe do sol e era um pequeno ponto.

Serão necessárias novas e regulares observações para conseguir refinar a órbita. Além disso, em 2013 o Apofis estará muito perto da Terra, assim sua trajetória poderá ser observada com grande precisão através do radar.

A razão do risco de colisão é que o Apofis se aproximará muito da Terra em 13 de abril de 2029, quando se acredita que passará a menos de 36.000 quilômetros de altura, onde estão muitos satélites de comunicações. Então será visivel no céu noturno como um pequeno ponto em rápido movimento.

Fonte: Elpais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter