sábado, 6 de novembro de 2010

Capital tem rio limpo e com cachoeiras

Vamos fazer um rolê de bike... Aqui!!!
Você tem visto no SPTV as reportagens especiais, desde o exemplo da Coreia do Sul, que recuperou rios e córregos, até o acompanhamento do problema da poluição da água, em São Paulo.

A reportagem de hoje traz uma surpresa, um rio completamente limpo, cheio de curvas e cachoeiras. O mais surpreendente é que este rio fica dentro da cidade de São Paulo.

Engenheiro Marsillac, extremo sul da cidade. É lá, a 60 quilômetros da Praça da Sé, que encontramos o último rio totalmente limpo da capital, o Capivari, com suas corredeiras, cachoeiras e água cristalina.

“Eu acho que São Paulo é muito privilegiada de ainda ter toda essa riqueza de ter um rio de mais de cinquenta quilômetros limpo em toda a sua extensão”, afirma Maria Lúcia Cirillo, presidente da Associação de Moradores.

Maria Lúcia é presidente da Associação de Moradores de Marsillac e uma das pioneiras na luta pela criação da APA - Área de Proteção Ambiental Capivari Monos. A área, de 250 quilômetros quadrados, tem regras rígidas de ocupação do solo para manter a biodiversidade da região e evitar que tudo seja novamente destruído, como ocorreu na primeira metade do século passado.

“Os imigrantes, quando vieram pra cá, eles vieram pra desmatar, produzir o carvão, que era o combustível na época”, diz ela.



Com a troca do carvão pelo petróleo, a área foi abandonada e a natureza começou a se recompor. “Retiraram toda a madeira que tinha nessa região e abandonaram a região as sementes que estavam na terra germinaram, algumas árvores brotam e está se formando uma floresta novamente”, conta Erley Coradi, monitor ambiental.

Passear pelo local é um privilégio que exige a companhia de monitores ambientais. “A grande impulsão para a criação da área de preservação ambiental foi realmente a grande quantidade de rios e riachos que a região possui”, explica Giuliano Alberto Prado, monitor ambiental.

Ao longo do Capivari há várias cachoeiras e corredeiras. Uma dela é a cachoeira do Sagui. O rio nasce na divisa da capital com a cidade de Itanhaém no litoral sul do estado e em um trecho ele faz uma curva e retorna em direção ao mar.

Outra cachoeira fica dentro de uma propriedade particular, a fazenda maravilha. O dono quer ampliar a visitação. “Nós estamos tentando trazer o turismo para cá”, diz Carlos Eduardo Ferreira Barros, dono da fazenda.

“Isso aqui é grandioso demais”, afirma Maria Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter