terça-feira, 23 de novembro de 2010

Preto, Branco e Leitura

Fundo preto com letras brancas ou fundo branco com letras pretas?
A maioria dos sites opta pelo simples e funcional padrão de letras pretas sobre um fundo branco, porém outros preferem o contraste do fundo preto com o texto branco. Mas afinal, qual é melhor para a leitura?

Mas o que é “preto e branco”? 

Na definição de cores-luz que é a maneira como o cérebro identifica as diferentes cores captadas pelo olho, o branco é a junção de todas as cores e o preto é a ausência de todas elas. Para exemplificar: você, em um quarto escuro, acende uma lanterna azul em direção a uma parede com pigmento branco. A parede ficará azul, pois não há outras cores para refletir além do azul. Digamos que agora você aponte esta luz azul para uma parede com pigmento preto. Ela continuará preta, pois o preto simplesmente absorve a luz. Em sumo, você não vê o preto, você sabe que ele está ali exatamente porque você não o está vendo – por isso o preto é preto, seja para um ser humano daltônico, um cachorro ou um alienígena. hã hã

Ok, mas o que isso tem a ver com sites? 


Qualquer texto que encontrarmos na web terá mais Fundo do que Texto, assim como este. Porém, enquanto lemos, focamos nosso olho nas palavras, e não no que está em volta. Quando as letras são pretas – como estas – o trabalho do nosso olho é muito menor, já que estamos focando nossa visão em um objeto que não emite luz. Mas quando as letras são brancas acontece o contrário: todas as cores possíveis e imagináveis estão sendo focadas pelo seus olhos. Isto causa desconforto em muita gente, sem falar em dores de cabeça para muitos. Além do mais, se você possuir dislexia de leitura será mais difícil entender as palavras devido ao contraste entre o fundo escuro e as letras claras. Muitas pessoas param de ler um texto simplesmente porque ele é cansativo. Tá cansado de ler esse?
Claro que este problema está para a leitura contínua. Além do mais, o alto contraste do fundo preto com letras brancas dá ênfase ao texto e assume o papel de destacar as informações. Por este motivo, ótimos sites e blogs de música, jogos, baladas, esportes e diversos outros ramos de entretenimento aderem a este estilo, pois o intuito não é a produção de textos, e sim chamar a atenção para um determinado assunto. Alguns sites simplesmente ficam fantásticos com o fundo preto e as letras brancas, desde que você não precise ficar lendo nada por mais do que alguns – poucos – minutos. entendeu, né!

Vantagens do fundo preto
O blog americano Ecoiron fez uma conta maluca para ver quanto poderia ser economizado caso o Google tivesse o fundo preto. Como observado, uma página da web toda branca usa cerca de 74 watts, enquanto uma página toda preta usa apenas 59 watts. Nesta conta, a mudança do fundo da página do Google economizaria mundialmente 3.000 Megawatt/hora por ano, em média.Ele ainda assume um valor de 10 centavos de dólar para cada Kilowatt/hora, e chega a conclusão que a economia seria de 300 mil dólares por ano. Toda essa economia por mudar alguns códigos de cores na página. Falando nisso, o código hexadecimal para o branco é #FFFFFF, e para o preto é #000000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter