quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Papanamericano, Porque???

Com certeza você já passou pela horrível situação de estar, em qualquer lugar, e sem nenhum motivo aparente vem em sua cabeça uma música deprimente, de um cantor/banda pior ainda...
Com a velocidade da Internet hoje em dia, temos informações recebidas mais rapidamente, mas não só informações boas, é inevitável receber lixo....

Você sai de manha para trabalhar estudar, vadiar, seja la o que vc faça da vida... e escuta: "Bota a mão na cabeça que vai começar....", ou "baby,baby,baby ooooh....", você pode até ignorar, mas logo depois vem o pior: "O Rebolationtion, o rebolation, o rebolation- tion" ou "Like baby, baby, baby noo".
Só podemos pensar mais uma coisa depois disso: "FERROU", a musica se é que podemos chamar assim grudou na cabeça.

Esse "fenómeno" involuntário que nos faz repetir uma musica mentalmente é chamado de earworm (literalmente traduzido como "minhoca de ouvido", nome que ja faz bastante sentido), expressão criada pelo professor James Kellaris, da Universidade de Cincinnati(Ohio, EUA).Quando estamos com nossa mente "ocupada pelo ócio", vazia, basta pensar rapidamente numa musica que o fenómeno se manifesta. Algo que podemos chamar de coceira cerebral. E a maneira que o cérebro encontra de amenizar o incomodo é repetir a musica infinitamente torturantemente.

Para tal descoberta cientistas da Universidade Dartmouth, nos EUA, selecionaram um grupo de pessoas para ouvir música. Sem aviso nenhum a musica parava. Se a melodia era conhecida do ouvinte, o cortéx audivito continuava trabalhando, relembrando a "melodia". Se a musica fosse desconhecida, a mente da cobaia ficava vazia. E para ocupar espaço, o cérebro repetia o que acabara de ouvir. Não se sabe por que mulheres são mais suscetíveis a isso, em minha opinião acho que a faixa etária de 10-17anos mais suscetível ainda(Justin Bieber, Restart, Luan Santana, NX Zero, etc, etc, etc que o digam).

Professor Kellaris diz ainda mais que qualquer canção pode entrar em looping(serie de repetições), segundo suas palavras:"Mas músicas simples, repetitivas e com mudanças inesperadas têm mais probabilidade de grudar". Aquelas que tem frases marcantes, refrões que se repetem infinitamente, ou oscilações na voz.
"O Rebolation é bom, bom. O Rebolation é bom, bom, bom."

Como se livrar disso:

    Cante TUDO:
    Quando queremos lembrar "como é aquela musica?" ficamos empacados, nessa parte o dia todo. Uma solução é cantar a musica toda para eliminar o grude.

    Vire o disco:
    Se não pode vence-lo junte-se a eles, se não consegue se livrar de uma musica irritante, o jeito é cantar uma que tenho uma melodia menos irritante, vai te estressar menos.

    Pense bastante:
    Ocupe-se, tv não ajuda, nem tente, já a leitura é outra historia,. Se tiver uma musica grudada, na cabeça, depois de ler esse post, vá ler um livro, que você vai ganhar cultura, e talvez escape dessa furada...

Ou seja, se você for contaminado por esse fenómeno, ocupe-se, vá trabalhar ou estudar seu vagabundo.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter