No século 8, exploradores, guerreiros, mercadores e piratas nórdicos navegavam pelos mares tomando cuidado para não despertar um monstro marinho cuja fama era de devorador de navios e gente - o kraken. Quem topou com a fera e sobreviveu para contar história dizia que o kraken era um misto de polvo e lula gigantesco, com dez pernas cheias de tentáculos e uma bocarra fétida. O monstro marinho virou lenda dentro da mitologia nórdica e personagem de livros e filmes de vários países.

O kraken é personagem-chave na trilogia 'Piratas do Caribe'
Reprodução
O kraken é personagem-chave na trilogia 'Piratas do Caribe'

 Sua mais famosa "aparição" foi no livro "Vinte Mil Léguas Submarinas", de Júlio Vernes. Na história, o mundo acredita que o Náutilus, um submarino ultra-avançado criado pelo capitão Nemo e que acaba afundando ou provocando estragos em alguns navios, seja o monstro marinho kraken. Em "Moby-Dick", de Herman Melville, a gigantesca baleia que assombra os mares e o sono do capitão Ahab, é confundida inicialmente com o kraken - antes de descobrirem tratar-se uma baleia.  Mais recentemente, o kraken virou monstro-marionete do fantasma Davy Jones, na trilogia "Piratas do Caribe". Nos filmes, o kraken é despertado pelos marinheiros-fantasmas de Jones ao ser acionada um mecanismo do navio Holandes Voador. Furiosa, a fera sobe à superfície para afundar os navios inimigos da coroa britânica e para perseguir o capitão Jack Sparrow.

A lenda do kraken pode ter se originado da visão de lulas gigantes, comum em mares gelados e em grandes profundidades e que podem crescer até mais de 15 metros. No livro "Natural History of Norway, Erik Pontoppidan, bispo de Bergen, descreve o kraken como um animal "do tamanho de uma ilha flutuante, cujo perigo real para marinheiros não era a criatura em si, mas o redemoinho que ela criava depois de submergir rapidamente no oceano"