quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bicho-Papão

Essa criatura lendária é comumente encontrada em contos e canções de ninar infantis. Existe em quase todas as culturas e foi criada para meter medo em crianças desobedientes. Trata-se de uma criatura sem forma específica, cuja aparência depende da imaginação e do medo de cada um. Em algumas comunidades, o bicho-papão arranha janelas, em outras, está em cima do telhado, e há algumas em que ele chega com o nevoeiro. Mas o mais comum é que o bicho-papão esteja escondido em lugares escuros, como debaixo da cama ou dentro do armário, pronto para dar um susto em crianças que não querem dormir.
Bicho-papão
© 2010 ComoTudoFunciona
O bicho-papão é uma criatura criada para meter medo em crianças desobedientes ou mal comportadas
Alguns países da América do Sul criaram uma versão diurna para o bicho-papão: o homem do saco, que viria sequestrar a criança caso ela não se comportasse direito. Atualmente, o uso da figura do bicho-papão pelos pais para que as crianças os obedeçam é bastante criticado, porque mexe com um medo irracional dos pequeninos. Psicólogos dizem que a criatura deixa as crianças tão traumatizadas que elas acabam tendo medo do escuro, de dormir sozinhas e muitas vezes até de dormir.

A lenda original do bicho-papão conta que um feiticeiro enfeitiçado costumava usar os corpos de crianças travessas dos vilarejos para praticar magia. Durante o dia, ele circulava pelas ruas com um saco nas costas, observando crianças travessas brincando na calçada. À noite, um feitiço transformava o mago em uma criatura horrenda, que entrava furtivamente nas casas das crianças rebeldes, as colocava em seu saco e as levava para o ritual de magia.

2 comentários:

  1. Sinistro, quando você vai falar sobre zumbis? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel,

    Sobre Zumbis tivemos uma semana em Fevereiro sobre o assunto, espero que goste!
    Estou fazendo o estudo da próxima série do Whatever...
    Você pode estar lendo os post sobre Zumbis, clikando no mês de Fevereiro a direita na página.

    Obrigado pelo comentário! Espero que goste dos próximos...

    ResponderExcluir

 
Site Meter