terça-feira, 6 de abril de 2010

CAFÉ: MOCINHO OU VILÃO?

O café por ser uma bebida de grande consumo mundial acaba gerando muitas dúvidas em relação aos seus benefícios ou malefícios. A primeira coisa que vem à cabeça das pessoas quando se fala em café é nos efeitos da cafeína. O grão de café verde possui muitos nutrientes e não só a cafeína. Contêm minerais, aminoácidos, lipídeos, vitaminas, açúcares e em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos. Porém com o processo de torrefação a cafeína por ser uma substância termo-estável não é perdida, como ocorre com as outras substâncias.

Por muito tempo acreditou-se que o café era um vilão, na atualidade evidências científicas permitem classificar o café como uma planta funcional nutracêutica. Novos estudos estão em andamento para avaliar o possível benefício de seu consumo na prevenção da depressão, tabagismo, alcoolismo e mesmo infarto do miocárdio.

Estudos recentes sugerem que o consumo diário de até 6 xícaras de café possa prevenir o surgimento do diabetes tipo II, não devido a cafeína mas talvez devido aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos ou aos minerais como o magnésio, dentre inúmeras outras substâncias ainda a serem estudadas no café.


Denúncias iniciais levantaram a suspeita de que o consumo de cafeína pudesse ser responsável por uma maior incidência de osteoporose e fraturas em idosos, mas diversas pesquisas modernas esclareceram esta dúvida inicial. O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos nem aumenta o risco de fraturas. O consumo moderado não possui relação com o problema, mas o consumo exagerado de cafeína deve ser evitado por pessoas idosas e mulheres na menopausa, isto é, de doses acima de 500 mg diários de cafeína pode influir na ocorrência de osteoporose, mas apenas nas mulheres que consomem uma quantidade inferior a 800 mg de cálcio na dieta .

Diversas pesquisas epidemiológicas no Brasil e Estados entre jovens, adultos e mulheres comprovaram que o consumo diário e moderado de café diminui o risco de depressão e suicídio.

A cafeína estimula a vigília, a atenção, a concentração e a capacidade intelectual, e os ácidos clorogênicos modulam o estado de humor, impedindo a depressão que leva ao consumo de drogas legais, como o álcool ou ilegais, como cocaína, maconha e outras. Por isto o consumo diário de café com ou sem leite em doses moderadas de até quatro xícaras diárias é recomendado para jovens e adultos de todo o mundo. A bebida, uma solução aquosa, não contém gorduras e proteínas, sendo destituída de valor calórico.

Faz assim se ainda tem duvidas!!!  Encontra a gente lá no Frans Café...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter