terça-feira, 20 de abril de 2010

O que os Olhos não Vêem...


...O cérebro registra! Confira como um filme foi usado na mais famoso estudo sobre mensagem subliminar e o que a ciência já sabe sobre o tema!!!

Começou assim... ou não


Nos anos 50, foi lançado nos Estados Unidos o filme Férias de Amor. A história era sobre um viajante que chega a uma cidade e se apaixona, blá blá blá...O enredo não interessa muito. O importante é que o filme serviu para uma pesquisa bem original...

1- Nos cinemas, as imagens de Férias de Amor eram projetadas numa velocidade de 24 quadros por segundo. Esse é o ritmo necessário para o espectador ter a impressão de ver algo em movimento, e não uma seqüência de fotos paradas.

2- Toda imagem segue o mesmo trajeto na cabeça de uma pessoa. Primeiro, ela atravessa o globo ocular e é registrada na retina, um tecido com células sensíveis a luz. Depois, em forma de sinais nervosos atravessa o cérebro passando pelo nervo óptico.

3- Esse é o caminho de uma imagem comum. Mas em 1957, em alguns sessões de Férias de Amor, o publicitário americano Jim Vicary inseriu duas frases no filme: “Beba Coca-Cola” e Coma Pipoca” que apareciam numa velocidade de 3 mil quadros por segundo!

4- Devido à velocidade de exibição, as frases não eram percebidas pelos espectadores. Com elas, Vicary queria provar a eficácia de mensagens captadas inconscientemente pelas pessoas, as chamadas mensagens subliminares.

5- Ao menos no teste de Vicary, as mensagens subliminares funcionaram nenhum espectador disse ter visto algo estranho na tela. Mas, depois das sessões, a venda de Coca-Cola aumentou 58% e a de pipoca 18% no cinema em que o teste rolou!!!


Agora aumente a temperatura do cinema em 4 graus “calor”... Tenha somente Coca-Cola nas máquinas de refrigerante e deixe o cheiro de pipoca no ar quando as pessoas estiverem saindo do cinema, tenho certeza que aumentaria muito mais essa porcentagem...

Mas essa é apenas a opinião do humilde Ditador desse Blog que vos escreve...

Alguns filmes com Mensagens Subliminares:



 Carruagens de Fogo - 1981- Fox Video
Conta a história de dois corredores, um missionário escocês e um estudante judeu de Cambridge, competem nas Olimpíadas de 24. Retrata as emoções, dúvidas e frustações que motivam os dois esportistas. Baseados em fatos reais, levou Oscar de filme, roteiro, figurinos e trilha sonora.O trabalho de Maris Janson no filme, Carruagens de Fogo, rendeu-lhe o prêmio máximo da Academia de Cinema de Hollywood. W.B.Key, afirma que Janson controlou o humor do público, sua emoção, sua tensão, tranqüilidade e ansiedade com técnicas de iluminação que ele descreveu como subliminares. Janson explicou que sua maior dificuldade foi evitar que a iluminação fosse percebida conscientemente pelo público, pois isso destruiria seu efeito.

O Exorcista- 1973 - Warner Home Video
Os enxertos subliminares não foram poupados neste filme, ganhador do Oscar de roteiro e que é um marco do cinema de horror. Logo no começo, numa cena em que os lobos estão brigando, num lugar deserto, se prestarmos muita atenção, os sons emitidos pelos animais, no clímax da luta, passam a ser de grunhido de porcos que se fundem com o fundo musical, quase que imperceptíveis. Estes sons, de porcos sendo degolados, também foram usados, porém só em baixa freqüência ( por volta de 16 Hz) alternados com sons de orgasmo feminino, nas cenas em que a adolescente (Reagan) estava prestes a ser possuída pelo demônio. Descobrimos também, talvez a primeira referência que se tem notícia, sobre backward masking no cinema. A cena acontece quando o padre, tentando desvendar as misteriosas e ininteligíveis frases pronunciadas pelo demônio através da menina, utilizando um gravador (profissional) de rolo, inverte o sentido da rotação da fita. Ele se volta para o aparelho, assustado com a descoberta, enquanto as mensagens agora compreensíveis, contendo seu nome, vão sendo pronunciadas, com aquela já famosa voz gutural. Todas estas inserções subliminares acabam justificando, não só as reações de excitação sexual, mas também as reações histéricas de medo geradas pelo filme.O produtor admitiu publicamente que "O Exorcista" continha "estímulos subliminares violentos e assustadores" (Media Sexploitation - W.B.Key)
Silêncio dos Inocentes - 1981 - Vision
Grande vencedor do Oscar de 1991. Apesar do baixo investimento na produção, o filme, que arrebatou todos os principais prêmios da academia (filme, diretor, atriz, ator e roteiro adaptado) é um perturbador exercício de tensão e medo.Utilizamos muitas vezes, algumas cenas do "Silêncio dos Inocentes", quando ministrávamos sobre Sons Subliminares, em nossas palestras, principalmente a cena final, em que o personagem, interpretado pela atriz Jodie Foster, uma agente do FBI, está no escuro tentando localizar o canibal, um serial killer. Nesta cena, prevalece o silêncio quase que absoluto, não fosse os sons de sua respiração convulsiva e batimentos cardíacos acelerados. Num primeiro momento, quando passávamos a cena sem som algum, o índice de envolvimento emocional do público era praticamente nulo. Com o som, podíamos observar a apreensão das pessoas acompanhando sem querer, com o próprio corpo, as gesticulações da atriz. A cor utilizada nesta cena, aquele verde característico dos binóculos infravermelhos (para enxergar no escuro), também tiveram importância preponderante no resultado final.

 O Senhor dos Anéis -2002
O autor J.R.R.Tolkien, criador de uma literatura repleta de seres mitológicos, histórias fantásticas e misticismo. (Folha de S.Paulo-06/02/02)
Incontestável. Esta é a palavra mais apropriada para definir a influência das mensagens contidas nesta trilogia de Tolkien; agora transportada para as telas, seja nos videogames, nos jogos de RPG, nas bandas de rock, na literatura, nos filmes e, porque não dizer, no comportamento de milhares de aficionados em todo mundo.Com certeza, jamais deve ter passado pela cabeça de J.R.R.Tolkien, o espectro de influências que causaria sua obra, "O Senhor dos Anéis"; que desde que foi lançado, é um dos campeões de vendagem, só perdendo para a Bíblia Sagrada.O livro foi publicado pela primeira vez na Inglaterra, em 1955. Chegou nos E.U.A. em versão autorizada em 1966.Tolkien era católico, politicamente correto, ou melhor, politicamente conservador e estudioso do inglês arcaico.Muitos jovens, ao tomarem conhecimento do livro, principalmente agora, levados pelo marketing 'pesado' na mídia, são seduzidos a mergulhar de cabeça, num universo mágico, povoado por anões, elfos, e também, dragões.

A influência de Tolkien na literatura:
Harry Potter e Frodo. Dois personagens, o primeiro da "Pedra Filosofal", o segundo do "Senhor dos Anéisl" que, excetuando-se o fator cronológico, seriam pessoas de origens comuns, não fosse o fato de serem dotados de poderes sobrenaturais, capazes de façanhas impensáveis no limitado mundo infantil. Já não bastavam as tristes lembranças daqueles que, a pretexto de imitarem seus super-heróis, jogaram-se das janelas dos seus apartamentos, tornando-se os primeiros mártires desta geração massificada pela mídia.O sucesso obtido pelos quatro volumes de Harry Potter, aliados à esta verdadeira febre por explorar o oculto, a magia, os seres fantásticos, alavancou "O Senhor dos Anéis" às listas dos mais vendidos.Não é à toa, que a Srª. Joanne K. Rowling, a "mãe" de Harry Potter, abreviou seus dois primeiros nomes para "J" e "K", ficando assim: J.K.Rowling. Qualquer semelhança com J.R.R. Tolkien, não é mera coincidência...

A influência na Música:
Se você empreender uma pesquisa, usando também a Internet, vai encontrar mais de 600 músicos ou bandas, não só de rock, mas dos mais variados estilos, com alguma influência da mitologia de Tolkien.- Ian Anderson; Jethro Tull; Led Zeppelin (Robert Plant, líder da banda, era fã de "O Senhor dos Anéis". Várias letras fazem referências diretas à obra); Rick Wakeman; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter