quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A origem (não tão) sobrenatural da Arca da Aliança

Recriação de cena do Antigo Testamento
A história da Arca da Aliança começa em um local distante de onde ela foi construída e alguns anos antes disso acontecer. A partir dos relatos do Antigo Testamento, estima-se que provavelmente em algum momento entre os séculos 15 e 13 antes de Cristo, existiu no Egito um homem chamado Moisés. Filho de hebreus, ainda bebê ele teria sido colocado num cesto de junco no rio Nilo para escapar de uma ordem de matança de hebreus recém-nascidos. O bebê teria sido encontrado pela filha do faraó, enquanto ela banhava-se no rio. Moisés cresceu como um príncipe na corte egípcia, recebendo a melhor educação e os melhores treinamentos para combate.

De alguma forma, em algum momento de seu amadurecimento, Moisés teria descoberto sua ascendência hebraica e passou a se interessar pelos domínios do Império Egípcio na região de Canaã (Palestina) e também pelas condições de vida dos hebreus, que àquela altura viviam sob a condição de escravos no Egito. Um dia, ao presenciar um senhor egípcio castigando um escravo hebreu quase até a morte, Moisés não se conteve e assassinou o egípcio. Temendo ser descoberto pelo faraó, ele fugiu e foi nessa fuga que teria tido seu primeiro encontro com Deus. O Todo-Poderoso teria lhe ordenado retirar os hebreus do Egito, libertando-os da condição de escravos, e levá-los até a Terra Prometida, que seria Canaã. Moisés tentou negociar com o faraó, possivelmente Ramsés, a libertação dos hebreus, mas não foi bem-sucedido. Segundo os relatos bíblicos, somente após Deus intervir mandando pragas assolarem o Egito, Ramsés teria concordado em libertar os hebreus.

Com Moisés como líder iniciou-se então o êxodo rumo à Terra Prometida. Logo após a partida deles, o faraó ordenou às suas tropas para os seguirem e matar a todos. O exército do faraó concentrou-se num lago de águas rasas chamado de "mar de papiros" que impedia a passagem dos hebreus rumo a Canaã (o Antigo Testamento teria equivocadamente identificado esse local como o Mar Vermelho). Conta a lenda que Moisés e os hebreus teriam conseguido atravessar o lago durante a noite quando um misterioso e poderoso vento afastou suas águas. Quando os soldados egípcios tentaram fazer o mesmo, acabaram sendo surpreendidos com a volta das águas e morreram afogados.  

Feitos sobrenaturais à parte, Moisés provavelmente além de líder carismático tinha uma aguçada visão política, fruto da sua convivência com a corte egípcia e seu conhecimento das relações internacionais e das formas de dominação impostas pelo Império Egípcio e por outros povos. Para ele, a relação que Deus estabeleceu com os hebreus poderia ter muitas semelhanças com essas políticas de alianças imperiais. Ao libertá-los e conduzi-los à Terra Prometida, Deus esperaria em troca devoção e obediência. Após meses caminhando pelo deserto, com falta de comida e água, os sinais de impaciência entre os hebreus cresciam rapidamente. 

Quando conseguiram chegar ao Monte Sinai, aconteceu algo fundamental para que Moisés recuperasse a fé e a confiança dos hebreus.
A Arca da Aliança sumiu depois do ataque dos babilônios a Jerusalém, mas o tesouro aparece em filmes como Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
Reprodução
A Arca da Aliança sumiu depois do ataque dos babilônios a Jerusalém
Durante uma terrível tempestade, Deus teria novamente apresentado instruções para Moisés. O Todo-Poderoso entregou-lhe duas placas de pedra nas quais estariam gravados a fogo os Dez Mandamentos, que estabeleciam como deveriam agir aqueles que pertenciam ao povo eleito por Deus. Essas duas placas deveriam ser guardadas em uma arca cujos detalhes de sua construção foram passados por Deus a Moisés. Ela seria o símbolo da aliança entre o divino e o terreno, entre Deus e os homens, e deveria ser feita de madeira de acácia, com dimensões aproximadas de 1,2 metro de comprimento por 70 cm centímetros de largura e altura, revestida de ouro puro, com quatro argolas de ouro, uma em cada canto, e com varais de madeira de acácia revestidos de ouro para transportá-la.


Ao voltar do Monte Sinai com essas novidades, Moisés teria iniciado um processo que resultaria na consolidação da primeira grande religião monoteísta do mundo e também na organização social, religiosa e política do povo de Israel que os levaria rumo à conquista de Canaã, a Terra Prometida. Caso Moisés realmente tenha existido, como um personagem histórico que inspirou as passagens do Antigo Testamento, os Dez Mandamentos e a Arca da Aliança são reveladores de seus dons como líder, legislador e fundador de uma religião e de uma comunidade.

Na narrativa bíblica, provavelmente escrita mais de seis séculos após esses acontecimentos, no percurso dos hebreus do Monte Sinai até Canaã, a Arca da Aliança teria mostrado poderes sobrenaturais. Na próxima página vamos saber quais poderes eram esses e o que pode ter acontecido com esse lendário objeto.

2 comentários:

  1. parece que vc tem dúvidas no poder de DEUS.vc deveria ler mas a biblia se aprofundar no assunto ai vai ver se deus tem poder ou tudo ciência

    ResponderExcluir
  2. É verdade todos devemos acreditar em Deus!!! Mas ao mesmo tempo não devemos ser aliciados por falsos profetas...
    Acredito em Deus do mesmo jeito q vc ou até mais!!!
    Por isso não tenho medo e nem vergonha de escrever meu nome.

    Ter cultura ou conhecimento por um assunto não me faz acreditar mais ou menos em Deus!

    Ass LeGribel "ditador desse blog"

    ResponderExcluir

 
Site Meter