O nome "Rei Arthur" traz uma imagem bastante específica, devido à constante presença em histórias, romances, peças, filmes e canções. Em todas elas, Arthur é um herói lendário e líder visionário que assumiu o controle da Grã-Bretanha durante uma época de dificuldades. Ele une vários reis regionais britânicos contra inimigos comuns e luta contra inúmeros invasores. Também sai em busca do Santo Graal, um cálice que Jesus usou na Última Ceia e que dizem conter o segredo da imortalidade. A lenda diz que quando a Grã-Bretanha (em inglês) estiver mais necessitada de seus serviços, Arthur voltará.
William Morris/The Bridgeman Art Library/Getty Images
Há algumas consistências em todas as lendas arturianas (em inglês), mas também existem muitas variações e complexidades. Em algumas histórias, por exemplo, Arthur retira a sua espada, Excalibur, de uma rocha. Em outras, a espada foi dada a ele por uma mulher misteriosa que vive em um lago. Algumas narrativas dizem que o homem que levou à queda de Arthur, Mordred, era supostamente seu filho com sua meia-irmã, Morgana. Mas outras mostram Mordred como sobrinho de Arthur. Qual versão está certa?
A resposta mais simples é que isso depende da sua definição de "certo". Embora o Rei Arthur tenha aparecido na 51ª posição em uma pesquisa feita pela BBC em 2002 sobre "os 100 Maiores Bretões", historiadores e estudiosos continuam a debater sobre sua existência [fonte: BBC News]. Na próxima seção, veremos os detalhes da lenda arturiana básica e suas variações.
O filme de 1975, "Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado", criado e interpretado pela trupe britânica de comédia Monty Python, é uma paródia das lendas arturianas. Para muitas pessoas, esse filme é a primeira coisa de que se lembram quando ouvem o nome "Rei Arthur". No filme, Arthur viaja pela Grã-Bretanha recrutando cavaleiros para compor os Cavaleiros da Távola Redonda. Então, Deus ordena que os cavaleiros procurem pelo Santo Graal.
Embora muitos dos personagens e lugares sejam de várias lendas arturianas, não há provas que sustentem a existência da Sagrada Granada de Mão de Antióquia, do Coelho Assassino de Caerbannog ou dos Cavaleiros que Dizem "Ni!". "Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado" ainda possui um grande número de fãs e serviu como base para o musical da Broadway vencedor do prêmio Tony, "Spamalot". Esse não foi o primeiro musical popular sobre o Rei Arthur. "Camelot", de Lerner e Loewe, em 1960, também ganhou vários prêmios Tony.
Nenhum comentário:
Postar um comentário