sábado, 22 de janeiro de 2011

O que é um fantasma?

Histórias de fantasmas existem desde que os homens inventaram a linguagem. O Épico de Gilgamesh (em inglês), considerado por muitos estudiosos a mais antiga história escrita, contém referências aos espíritos dos mortos. Esta é a definição mais básica de um fantasma, o espírito de uma pessoa que continua a existir de alguma forma depois da morte do corpo físico. Muitas religiões descrevem a vida após a morte como o local para onde estes espíritos são enviados com o objetivo de serem recompensados ou punidos pelas suas obras feitas nesta vida. As histórias de fantasmas são focadas em espíritos que voltaram após a morte ou nunca chegaram lá e que interagem com as pessoas no mundo físico.

Por que estes espíritos têm tanta dificuldade de alcançar ou permanecer na vida após a morte? Aqueles que acreditam em fantasmas falam em "missão inacabada" da vida do falecido. Uma morte violenta ou traumática é mais uma razão atribuída para as assombrações. Em alguns casos, as pessoas parecem ter estabelecido vínculos tão sólidos com algum lugar específico em vida que o seu espírito retorna para lá após a morte.

Algumas assombrações não parecem envolver um determinado espírito que se movimenta de maneira consciente. Elas se parecem mais com um velho filme que repete um acontecimento do passado, como uma batalha ou assassinato. Há relatos de aparições fantasmagóricas de exércitos romanos marchando para a guerra há muito tempo esquecida ou fantasmas de soldados lutando na Batalha de Gettysburg.

Um dos tipos mais famosos de fantasma parece não envolver os espíritos dos mortos. Especula-se que os poltergeists (palavra alemã que significa "espírito que bate à porta") é o resultado da energia telecinética expelida por pessoas zangadas ou frustradas. Muitas vezes, os adolescentes na fase da puberdade constituem o foco dos ruídos e objetos em movimento, que são a marca da atividade dos poltergeists.

O outro tipo de fantasma pode ser classificado como entidade diabólica. Aqueles que aceitam a religião e mitologia judaico-cristã acreditam que algumas assombrações são provocadas por demônios ou pelo próprio Satã. Às vezes, estes demônios "se apossam" de uma pessoa viva. Uma variante dessa tradição diz que a melhor maneira de se livrar destas assombrações é através do exorcismo, um ritual religioso específico que tem por objetivo banir os demônios.

É claro que esta conversa sobre fantasmas supõe que eles são reais, e suposições não têm espaço em investigações importantes. As investigações sobre caça-fantasmas não são exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter