A mais influente escola filosófica sobre hipnose diz que esta é uma forma de entrar diretamente no subconsciente de uma pessoa. Normalmente, só estamos cientes dos processos do pensamento em nosso consciente. Conscientemente, pensamos nos problemas que estão bem a nossa frente, escolhemos as palavras quando falamos, tentamos lembrar onde deixamos nossas chaves.
Mas ao fazermos todas estas coisas, o consciente trabalha de mãos dadas com o subconsciente, o inconsciente faz todo o pensamento "nos bastidores". O subconsciente acessa o vasto reservatório de informações que nos permite resolver os problemas, construir frases ou localizar nossas chaves. Junta planos e idéias e os leva para o consciente. Quando uma nova idéia vem em sua mente de forma inesperada, é porque você já havia pensado nela inconscientemente.
O subconsciente é também responsável por tudo o que fazemos automaticamente. Não participamos ativamente das etapas de respirar minuto a minuto, o subconsciente faz isso. Da mesma forma, não pensamos em todas as pequenas coisas que fazemos enquando dirigimos, pois o subconsciente também processa as informações físicas que o corpo recebe.
Resumindo, o subconsciente é o verdadeiro cérebro que está por trás da operação, é responsável pela maioria de nossos pensamentos e toma muitas decisões. Quando estamos acordados, nosso consciente trabalha para avaliar muitos destes pensamentos, tomar decisões e colocar certas idéias em prática. Também processa novas informações e as reestabelece no subconsciente. Mas quando estamos dormindo, é como se o consciente ficasse " fora do ar" e o subconsciente domina.
Psiquiatras acreditam que o relaxamento profundo e exercícios de concentração de hipnotismo acalmam e suavizam o consciente, fazendo com que ele fique menos ativo no processo de raciocínio. Neste estado, ainda estamos cientes do que está acontecendo, mas o consciente fica sem importância para o subconsciente. Na prática, isto permite que o hipnotizador e o hipnotizado trabalhem diretamente com o subconsciente. É como se o hipnotismo abrisse um painel de controle dentro do cérebro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário