terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ondas e hemisférios

Em vários estudos, pesquisadores compararam "sinais corpóreos" físicos de pessoas hipnotizadas com os de pessoas não hipnotizadas. Na maioria destes estudos, eles não encontraram mudança física significativa associada ao estado de transe da hipnose. A frequência cardíaca e a respiração podem diminuir, mas isso ocorre devido ao relaxamento no processo de hipnose e não ao estado hipnótico propriamente dito.

Faça você mesmo!

Não é necessário um hipnotizador altamente treinado para induzir a hipnose. Com técnicas de relaxamento e concentração, quase todas as pessoas podem entrar em estado de hipnose e fazer suas próprias sugestões ao inconsciente.

Alguns especialistas em hipnose dizem que toda hipnose é auto-hipnose. Tanto em um estado de transe causado por uma estrada longa e monótona quanto por um psiquiatra qualificado, é sempre a pessoa hipnotizada que inicia o transe. Por este ponto de vista, o hipnotizador é somente um guia que facilita o processo.

No entanto, neste caso parece que houve mudança de atividade no cérebro. Os dados mais notáveis vêm dos eletroencefalogramas (EEGs), que são medições da atividade elétrica do cérebro. Pesquisas abrangentes de EEG demonstraram que os cérebros produzem diferentes ondas cerebrais, ritmos de voltagem elétrica, dependendo de seu estado mental. Por exemplo, sono profundo tem um ritmo diferente do ritmo do sonho e alerta total tem um ritmo diferente do de relaxamento.

Em alguns estudos, EEGs de pessoas hipnotizadas mostraram uma explosão nas ondas de baixa freqüência associadas com sonho e uma queda nas ondas de alta freqüência associada com vigilância total. Informações sobre ondas cerebrais não são um indicador definitivo de como a mente está funcionando, mas este modelo se encaixa com a hipótese de que o consciente recua durante a hipnose e o subconsciente toma uma posição mais ativa.

Pesquisadores também estudaram amostras no córtex cerebral durante a hipnose. Nestes estudos, pessoas hipnotizadas apresentaram atividade reduzida no hemisfério esquerdo do córtex cerebral, mas freqüentemente elevada no hemisfério direito. Neurologistas acreditam que o hemisfério esquerdo do córtex seja o centro de controle da lógica do cérebro, ele trabalha com dedução, raciocínio e convenção. O hemisfério direito, em contrapartida, controla a imaginação e a criatividade. Uma diminuição de atividade do hemisfério esquerdo se encaixa na hipótese de que a hipnose anula a influência inibitória do consciente. Por outro lado, um aumento na atividade do hemisfério direito confirma a idéia de que o subconsciente criativo e impulsivo toma as rédeas. De forma alguma isso é uma evidência decisiva, mas nos faz crer que a hipnose abre o subconsciente.

De qualquer maneira, a hipnose é um fenômeno psicológico, milhões de pessoas a praticam regularmente e declaram que funcionou com elas. Nesta seção, vamos ver os métodos mais comuns de indução do transe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter