As pessoas vêm refletindo e discutindo sobre hipnose há mais de 200 anos, mas a ciência ainda não explicou totalmente como ela realmente funciona. Podemos ver o que uma pessoa faz quando está hipnotizada, mas a razão pela qual faz tais coisas ainda não está clara. Este mistério é apenas uma pequena peça de um enorme quebra-cabeça: como funciona a mente humana. Não é provável que, em um futuro próximo, os cientistas cheguem a uma explicação definitiva sobre a mente; portanto, acredita-se que a hipnose também continue sendo um mistério.
Mas psiquiatras entendem as características gerais da hipnose e têm alguns modelos de como ela funciona. É um estado de transe caracterizado por extrema influência externa, relaxamento e imaginação elevada. Não é exatamente como o sono porque a pessoa fica alerta o tempo todo. É mais parecido com sonhar acordado ou o sentimento de "se perder" em um livro ou filme. A pessoa fica completamente consciente, mas desliga a maioria dos estímulos a seu redor. Fica muito focada no que está próximo, sendo quase incapaz de ter qualquer outro pensamento.
![]() |
Em um transe diário de um devaneio ou filme, um mundo imaginário parece real, no sentido de usar as emoções completamente. Situações imaginárias podem causar muito medo, tristeza ou alegria e você pode até se sacudir em sua cadeira caso fique surpreso com algo (um monstro vindo da escuridão, por exemplo). Muitos pesquisadores classificam todos estes transes como formas de auto-hipnose. Milton Erickson, o mais importante especialista em hipnotismo do século XX, recomendava que as pessoas se hipnotizassem diariamente. Mas a maioria dos psiquiatras se concentravam no estado de transe causado por relaxamento intencional e exercícios de concentração. Esta hipnose profunda é normalmente comparada com o estado mental de relaxamento entre vigília e sono.
Em hipnoses convencionais, você se aproxima das "ordens" do hipnotizador, ou das suas próprias idéias, como se fossem realidade. Se o hipnotizador sugerir que sua língua inchou e está o dobro do tamanho, você terá esta sensação na boca e pode ter dificuldade para falar. Caso ele diga que você está bebendo um milkshake de chocolate, você sentirá o sabor e também que sua boca e garganta estão esfriando. Se ele disser que você está com medo, você ficará em pânico e começará a suar. Mas, durante todo esse tempo, você vai estar ciente de que tudo é imaginário. Basicamente, você está brincando de "faz-de-conta" em um nível intenso, como fazem as crianças.
Neste estado mental especial, as pessoas se sentem desinibidas e relaxadas. Aparentemente, isto ocorre porque elas se desligam das preocupações e dúvidas que normalmente restringem suas ações. Você pode experimentar o mesmo sentimento enquanto assiste a um filme. Conforme você fica entretido na trama, desaparecem as preocupações com seu trabalho, família, etc, até que todo o seu pensamento se restrinja ao que está na tela.
Neste estado, você também fica altamente influenciável. É aí que, quando o hipnotizador pede para você fazer algo, você concorda plenamente e é por isso que espetáculos de hipnose são tão interessantes. De repente, adultos sensatos e reservados começam a andar pelo palco cacarejando como galinhas ou cantando na mais alta voz. O medo de sentir-se ridículo some completamente, mas o senso de segurança e moralidade do hipnotizado continua bem estabelecido durante todo o experimento. Um hipnotizador não consegue forçar alguém a fazer o que não quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário