segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sugestões

Na última seção, examinamos a idéia de que a hipnose coloca seu consciente em segundo plano, desta forma, você e o hipnotizador podem comunicar-se diretamente com seu subconsciente. Esta teoria foi amplamente aceita entre a comunidade psiquiátrica, principalmente porque explica muito bem todas as principais características do estado hipnótico.


Hipnotizadores dizem que pessoas sob o efeito da hipnose ficam muito parecidas com criancinhas: brincalhonas e criativas, aceitam totalmente as mais estranhas sugestões
Existe uma explicação convincente para as brincadeiras e desinibição das pessoas hipnotizadas. O consciente é o principal componente inibidor em nossa constituição, é o responsável em "pisar no freio", enquanto o subconsciente é o lugar da imaginação e impulso. Quando o subconsciente está no controle, nos sentimos mais livres e ficamos mais criativos. O consciente não precisa filtrar tudo.
Esta teoria diz que pessoas hipnotizadas fazem coisas bizarras facilmente, porque o consciente não filtra e confia na informação que recebe. É como se as ordens do hipnotizador viessem diretamente do subconsciente, e não de outra pessoa. A reação a estes impulsos e sugestões vêm automaticamente exatamente como reagiríamos a nossos próprios pensamentos. Logicamente, o subconsciente tem uma consciência, um instinto de sobrevivência e suas próprias idéias; portanto, existem muitas coisas com que ele não concorda. 

Ele regula as sensações corporais, como paladar, tato e visão, bem como as emoções. Quando a porta de acesso é aberta e o hipnotizador pode conversar diretamente com o subconsciente, ele pode despertar todos estes sentimentos, desta forma, sentimos o gosto de um milkshake de chocolate, a satisfação de um contentamento e vários outros sentimentos.
Além disso, o subconsciente é o depósito de todas as nossas lembranças. Quando hipnotizadas, as pessoas podem conseguir acessar eventos passados que estavam completamente esquecidos. Psiquiatras podem usar a hipnose para resgatar lembranças e resolver problemas pessoais relacionados. Uma vez que nossa mente está em um estado tão influenciável, também é possível criar falsas lembranças. Por este motivo, psiquiatras devem ser extremamente cuidadosos ao explorar o passado de uma pessoa hipnotizada.
Esta teoria de hipnose é baseada principalmente em raciocínio lógico, mas existem algumas evidências psicológicas que a apoiam. Nesta seção, daremos uma olhada em alguns dados físicos, coletados por pesquisadores, sobre hipnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter