terça-feira, 22 de março de 2011

Caveira de cristal...

Para algumas pessoas, uma caveira de cristal é simplesmente um objeto esculpido a partir do cristal de quartzo, no formato de uma caveira humana. Elas podem ser de cristal transparente ou colorido, rusticamente esculpidas ou incrivelmente detalhadas. Algumas têm apenas poucos centímetros de diâmetro, enquanto outras são de tamanho real. Você pode achá-las lindas ou tenebrosas, mas a verdade é que muitas delas são representações de um trabalho manual incrível. Isso é uma parte do motivo de algumas delas terem sido (e ainda serem) expostas na Instituição Smithsonian, no Museu Britânico e no Museu do Homem (Musee de l'Homme) em Paris.

As caveiras de cristal estão entre as maiores fraudes arqueológicas modernas
©iStockphoto.com/Yegor Tsyba
As caveiras de cristal estão entre as maiores fraudes arqueológicas modernas.
De acordo com as pessoas que acreditam no sobrenatural e no ocultismo, as caveiras de cristal são mais do que artefatos interessantes. Elas podem representar maldição e destruição ou esperança e cura. Algumas pessoas acham que as caveiras de cristal podem ser usadas como bolas de cristal para ver o passado, o presente e o futuro. Afirmam que elas emitem energia psíquica, auras ou até mesmo sons. As pessoas que acreditam nisso citam mitos maias que se referem ao assunto. Um exemplo é uma história sobre 13 caveiras de cristal que foram espalhadas pelos maias há milhares de anos para serem descobertas e reunidas na modernidade.

O significado das caveiras de cristal não é a única coisa a ser debatida. Também há muito mistério envolvido nessa história. Alguns acham que elas têm milhares de anos e que podem ter sido introduzidas por alienígenas, ou as consideram relíquias de civilizações perdidas como Atlantis ou Lemuria. Outros as chamam de "falsas", esculpidas apenas há algumas centenas de anos e vendidas com histórias inventadas para atingirem valores mais altos nos leilões. A controvérsia surgiu na metade dos anos 30 e ainda permanece, apesar das afirmações de ambos os crentes da Nova Era e os céticos.


Caveiras de cristal na cultura popular
 
 
 


Arte da capa de Nancy Drew and Crystal Skull Mystery.
Imagem cedida por Amazon.com
Arte da capa de "Nancy Drew: The Legend of the Crystal Skull".

As caveiras de cristal têm sido freqüentemente usadas como argumento para enredos de programas de TV, jogos, livros e filmes. Em um episódio da série de ficção científica "Stargate SG-1," uma caveira de cristal permite que as pessoas viajem entre os mundos. O personagem principal do desenho animado "American Dragon: Jake Long" tenta encontrar 13 caveiras de cristal. Elas também já foram usadas em muitos jogos, incluindo "Pirates of the Caribbean: The Legend of Jack Sparrow" e "Nancy Drew: Legend of the Crystal Skull". 
Algumas das obras de Indiana Jones envolvem buscas por caveiras de cristal. O quarto filme da série recebeu o título de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Nele, o herói vai até o Peru atrás do que pode ser uma das mais espetaculares descobertas da história – a lendária caveira de cristal de Akator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter