quarta-feira, 2 de março de 2011

Parece campo de treinamento de novos recrutas
 
Embora algumas pessoas vejam semelhanças entre as práticas de controle mental usadas nas seitas e o treinamento dado a militares, a diferença é grande. Em primeiro lugar, os recrutas militares sabem desde o primeiro dia que ser um militar significa abrir mão de parte de sua autonomia: é assim que funciona a hierarquia militar. 
 
Eles tomam uma decisão consciente de abrir mão dessa autonomia, enquanto que um novato em uma seita não sabe que a submissão total é uma exigência para a sua participação. Além disso, a pessoa que entra para o exército faz isso por um período de tempo específico, faz parte de um contrato estabelecendo o tempo em que ele será um soldado e o que ganhará em troca. 
 
Na seita, a pessoa pensa que pode sair quando bem entender, mas na verdade, seu compromisso com o grupo não é especificado. Uma outra diferença importante é a que dá suporte a todas as outras distinções: o exército deve prestar contas de suas atividades ao governo, pois é uma organização regulamentada. Uma seita não presta contas a ninguém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter