quarta-feira, 9 de março de 2011

O Santo Graal

Há várias teorias sobre o que ele é e muitas dúvidas se ele realmente existe ou existiu. Para alguns trata-se de um cálice usado por Jesus na Última Ceia e que depois guardou o seu sangue, para outros é uma gema caída da coroa usada por um anjo que foi importante mas acabou caído, enquanto tem gente que aposta que ele nada mais era do que um antigo caldeirão celta. Na verdade, não parece ser tão fundamental saber exatamente o que ele é, mas sim o que representa.

O Santo Graal é um dos mitos mais instigantes para a imaginação ocidental e tem sido tema de várias obras de ficção, como livros e filmes, e de investigações históricas interessadas, entre outras coisas, em descobrir quando as narrativas sobre ele surgiram.


Santo Graal
©iStockphoto.com/ Bparren
A versão mais popular do
Santo Graal o descreve
como um cálice sagrado
Um dos primeiros registros literários sobre o Graal apareceu no século 9, no poema galês “As Ruínas de Annwm”. Possivelmente, a lenda foi inspirada na mitologia céltica e o primeiro texto mais extenso apareceu no inacabado poema “Percival” ou “Conde do Graal”, escrito por Chrétien de Troyes, no século 12. Uma combinação do religioso com o fantástico, a obra parece ter aberto a porta para as narrativas que surgiriam a seguir envolvendo o cálice sagrado. Entre elas, o poema “José de Arimatéia”, de Robert de Borron, que incorporou elementos cristãos à história.

Desde então as narrativas sobre o Graal têm sido associadas essencialmente às lendas em torno do Rei Arthur e às histórias que envolvem a Ordem dos Cavaleiros Templários. Nesse percurso, ele foi sendo representado por diferentes objetos, inevitavelmente sagrados e carregados de esoterismo.

O que começou como um cálice sagrado, virou uma pedra preciosa que caiu do céu e, mais recentemente, a imaginação humana especulou que ele simbolizaria a linhagem sagrada que descendeu de Jesus. Num caminho cheio de mistérios e mágicas, o Santo Graal não poderia deixar de inspirar várias sociedades secretas reais e imaginárias, como o Priorado de Sião.

Na próxima página, descubra como o Santo Graal surgiu e prosperou como uma das mais importantes lendas de todos os tempos, principalmente por conta das obras literárias que o tornaram tão popular.


Santo Graal
©iStockphoto.com/ 1amgreen
Vista da montanha com a enigmática torre de Glastonbury (Inglaterra), que segundo a lenda seria o lugar onde ficou guardado o Santo Graal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter