quarta-feira, 23 de março de 2011

A caveira de Mitchell-Hedges

De todas as caveiras de cristal, a de Mitchell-Hedges é provavelmente a mais famosa. Ela teria sido descoberta na metade dos anos 20 por Anna Mitchell-Hedges, a filha adotiva de um aventureiro britânico chamado F. A. Mitchell-Hedges. Anna afirma ter encontrado a caveira debaixo do altar de um templo maia em Lubaantun, uma cidade em ruínas em Belize, no seu aniversário de 17 anos.

Segundo Anna, os maias disseram a ela que a caveira era usada para "chamar a morte". [fonte: "Arthur C. Clarke's Mysterious World"]. Quando um padre ficasse velho demais para continuar com seus serviços, ele e o seu substituto se deitariam em frente ao altar com a caveira. Após um cerimonial, todos os conhecimentos do padre idoso seriam transferidos para o jovem rapaz. E então, o padre morreria.

Muitos templos maias foram escavados à procura de caveiras de cristal.
©iStockphoto.com/Alija
Muitos templos maias foram escavados à procura de caveiras de cristal.
A caveira de Mitchell-Hedges é feita de quartzo transparente e mede cerca de 20 cm de comprimento, 13 cm de largura e 13 cm de altura. Ela pesa cerca de 5 kg e possui muitos detalhes de uma caveira humana, com curvas, ossos molares, buraco do nariz, maxilar solto e buracos profundos nos olhos. 

Em 1936, uma descrição da caveira apareceu no diário britânico "Man" (em comparação com outra caveira de cristal do Museu Britânico), mas a sua propriedade foi atribuída a um negociador de arte chamado Sydney Burney. Anna explicou que o seu pai realmente deixou a caveira aos cuidados de Burney, que a colocou em leilão para o pagamento de uma dívida, em 1943. Mitchell-Hedges acabou pagando a Burney no leilão da Sotheby's para ter a caveira de volta.

Porém, existem provas que contradizem as afirmações de Anna e mostram que Mitchell-Hedges comprou a caveira diretamente de Burney na Sotheby's. Em "Secrets of the Supernatural", o autor Joe Nickell menciona uma carta escrita por Burney para o Museu Americano de História Natural, com data de 1933. Nela, ele dizia que "a caveira de rocha de cristal esteve por vários anos em posse do colecionador do qual eu a comprei e ele, por sua vez, a conseguiu com um inglês em cuja coleção ela também esteve por vários anos, mas não pude descobrir nada além disso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter