terça-feira, 29 de março de 2011

Curiosidades "Indiana Jones e o Reino da Caveria de Cristal"

Sean Connery não quis sair de sua aposentadoria para participar como o pai de Indiana, Prof. Henry Jones Sr. - Ford declarou jocosamente que "eu estou velho suficiente para interpretar meu próprio pai". A ausência tanto de Connery quanto do falecido Denholm Elliott, que interpretava o reitor e curador Marcus Brody, é justificada como sendo que ambos os personagens morreram, e aparecem como fotos na mesa de Indiana. Marcus também aparece em uma estátua. Há nisto um contra senso já que se o Prof. Henry Jones Sr. havia bebido a água do Santo Graal que lhe dava a imortalidade por ser o calice da ultima ceia Jesus Cristo como é mostrado no final de Indiana Jones e a Última Cruzada, não era para ter sido dado como falecido como pressupõe, criando um erro de continuidade. 

Observação: Como não é dito no filme como o pai de Indiana Jones morreu não se pode dizer que é um contrasenso, sabe-se que ter a vida eterna não significa indestrutibilidade. Observação 2: Henry Jones bebeu da água do Cálice, que conferia vida eterna desde que se permanecesse dentro do lacre do Graal. Ao abandonar o local de repouso da relíquia, Indiana Jones e seu pai renunciaram à imortalidade. O mesmo aconteceu com os dois cavaleiros que voltaram para a Europa (a tumba de um deles ficava em Veneza). O último dos três cavaleiros irmãos permaneceu no Templo do Graal como seu guardião, e jamais morrerá enquanto permanecer ali.

The Last Crusade termina com os heróis cavalgando em direção ao pôr do sol porque Spielberg achava que era uma conclusão da trilogia. Lucas não conseguia pensar em uma boa idéia para outro filme, e resolveu então produzir The Young Indiana Jones Chronicles, uma série de TV contando as origens do personagem. Quando Harrison Ford participou de um episódio, Lucas chegou a conclusão que podia fazer um filme com Indiana nos anos 1950, inspirado na ficção científica da época e usando alienígenas. Ford e Spielberg resistiram á idéia (o segundo principalmente por ter feito dois filmes com extraterrestres, Close Encounters of the Third Kind e E.T.). Lucas pediu roteiros para dois escritores (Jeb Stuart e Jeffrey Boam), mas após o lançamento de Independence Day, ele e Spielberg desistiram temporariamente de outro filme de invasão alienígena.

Em 2000, Spielberg, Ford, Lucas, e os produtores Frank Marshall and Kathleen Kennedy se encontraram em um tributo a Ford pelo American Film Institute e decidiram que valia a pena tentar mais um Indiana Jones. Lucas resolveu tornar os extraterrestres não como do espaço, mas de outra dimensão (inspirado na teoria das cordas) e usar as caveiras de cristal como ponte. Frank Darabont escreveu um roteiro em 2002 (cuja maior colaboração foi o retorno da mocinha de Raiders of the Lost Ark e um filho para Indiana), e Jeff Nathanson, outro em 2004. A partir daí David Koepp assumiu o texto, que foi batizado Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull.


Como Spielberg não queria se afastar da família, todas as filmagens foram nos Estados Unidos. As cenas de deserto foram feitas no Novo México, a perseguição no campus na Universidade de Yale em Connecticut, a selva no Havaí (onde Spielberg também filmara Jurassic Park) e cenas de estúdio e no aeroporto na Califórnia. Os técnicos da Industrial Light & Magic também filmaram as Cataratas do Iguaçu para as cenas com cachoeiras, já que um furacão impediu Spielberg de fazê-lo no Havaí, e a floresta Amazônica para acrescentar elementos que tornariam a selva mais próxima da brasileira.

O diretor de fotografia Janusz Kamiński assistiu a trilogia junto com Spielberg para estudar o trabalho do fotógrafo daqueles filmes, Douglas Slocombe, e replicá-lo de maneira apropriada. Como o coordenador de dublês Vic Armstrong, que dublou Harrison Ford na trilogia original, estava ocupado filmando The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor, Dan Bradley foi contratado, baseado principalmente em seu trabalho em Casino Royale. Para povoar o hangar do princípio do filme, foi utilizada a mesma Arca da Aliança de Raiders, e diversos objetos, dentre eles uma réplica do cajado de Moisés de The Ten Commandments.

A produção tentou usar o máximo de efeitos práticos e dublês para não haver sobreuso de computação gráfica. Em torno de 450 tomadas usam CGI, a maior parte com cenários - expansão da pirâmide de Akator, a selva da cena de luta já que seria perigoso filmar com árvores. Miniaturas foram usadas junto com as imagens digitais na destruição da cidade arrasada pela bomba atômica e a inundação do vale de Akator. Os técnicos de efeitos visuais assistiram vídeos de explosões nucleares e cães de pradaria como referência, além de observar design dos filmes B dos anos 1950. Spielberg supervisionou a criação do alien e do disco voador, que ele queria que fosse parecido com um Grey e não muito similar a seu filme Close Encounters of the Third Kind.

Vi na...
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Site Meter